Às vezes precisamos procurar respostas por conta própria…
Eu fiz isto, pois a cada consulta com um especialista, mais remédios para tomar e nenhum deles resolvia meus problemas, apenas criavam outros…
Só descobri que vários problemas de saúde que eu tinha eram causados pelo trigo depois de ler muito a respeito e experimentar ficar um mês sem ingerir o trigo e outros grãos.
Quanta diferença! Meu organismo voltou a ser como deveria ser!
Aboli definitivamente o trigo (e reduzi drasticamente outros grãos) da minha alimentação há mais de dois anos e estou muito bem de saúde!
O lamentável é que muitos profissionais insistem em afirmar que não devemos retirar este ingrediente (nada nutritivo e carregado de agrotóxicos) da nossa alimentação, ainda mais se for como opção própria.
Opiniões à parte, se há uma coisa que você pode fazer por você mesmo é manter-se informado e conhecer seu próprio corpo.
O seu médico é culpado por tratar o consumo de grãos?
Texto publicado no site Wheat Belly pelo Dr William Davis
Jennifer compartilhou esses comentários sobre o início da transformação da barriga de trigo de seu marido:
“Meu marido descobriu o seu site um tempo atrás ao fazer pesquisas sobre os sintomas que ele estava enfrentando há anos. Depois de seguir as suas recomendações com a alimentação, as visitas ao médico pararam e eu tenho um marido normal de volta.
“Antes de conhecê-lo, ele sempre teve problemas com seu peso e intestino. Ele se exercitava a ponto de desmaiar e isto simplesmente não iria levá-lo a lugar algum. Quando eu o conheci há 5 anos atrás, ele estava correndo todas as noites e fazendo exercícios. Ele simplesmente não conseguia acabar com a barriga mole e, cada vez que a balança se mexia, logo voltava. A sua pressão sanguínea estava sempre elevada. Ele transpirava como um louco. Sempre tinha que ir ao banheiro e seu corpo ficava muito inchado após as refeições. Isto para não mencionar as fortes dores de cabeça que ele tinha na base do crânio. O único alívio que ele poderia ter era o Benadryl para o inchaço.
“Ele estava o tempo todo cansado. Perdia a paciência facilmente. Desde que nos casamos em 2012, ele voltava nos médicos constantemente. Eles disseram que ele era diabético, um outro disse que ele era bipolar, outra o enviou para um psiquiatra, o último lhe deu vários medicamentos para tratar o que sentia e mais remédios para tratar os efeitos colaterais dessas pílulas. Ele foi num neurologista que fez todos os outros tipos de testes. Foi num médico do coração e num alergologista. Ele já estava cansado de ninguém se preocupar com a causa e simplesmente tratar os sintomas. Ele estava tomando tantos comprimidos que era ridículo, então começou a pesquisar sobre os próprios problemas. As pessoas o chamaram de louco e diziam que ele estava ficando hipocondríaco. Ele mostrava suas descobertas nas visitas aos médicos apenas para que elas fossem descartadas e eles ainda diziam que ele não deveria tentar se auto-diagnosticar. Ele até teve seu DNA sequenciado na esperança de encontrar alguma coisa.
“Então ele se deparou com o seu site, com as informações que correspondiam com um monte de outros dados que ele estava achando, relacionados aos seus problemas, e então começamos a ler mais a fundo. Ele comprou o seu livro. Estou feliz em dizer que ele está se alimentando de acordo com suas diretrizes por 3 semanas e agora sente-se muito melhor. Acabaram as dores de cabeça. O inchaço diminuiu. Seu intestino está desinchando e seu peso está caindo. Ele pode dormir muito melhor agora e pensar de forma muito mais clara. É como se eu estivesse casada com uma pessoa totalmente diferente, mas mais feliz. Eu só quero dizer muito obrigada e mal posso esperar para ver onde isso vai leva-lo”.
(A foto acima não é do marido de Jennifer, é apenas uma foto de banco de dados).
Volta e meia me deparo com histórias como as do marido de Jennifer: dezenas de visitas aos médicos, pilhas de prescrições e procedimentos de imagem, todos com o objetivo de conter este ou aquele sintoma, mas nunca a resposta a uma pergunta básica: Todo este conjunto de sintomas/doenças, aparentemente desconexos, poderia ser devido a um componente da dieta?
O marido de Jennifer estava passando por problemas de peso, acúmulo de gordura visceral, hipertensão, sintomas da síndrome do intestino irritável, edema / inflamação, dores de cabeça, fadiga, açúcar elevado no sangue, alterações de humor, alergias – sim, existem medicamentos para lidar com cada um desses sintomas / condições, mas nenhum resolve a causa original.
Muitos, se não a maioria dos medicamentos de prescrição também criam mais problemas de saúde ao longo do tempo, tais como as drogas para refluxo ácido (Prilosec, Protonix, outros) que levam à disbiose (desconforto abdominal / sintomas da SII, inflamação, aumento do risco de câncer de cólon), osteoporose / a osteopenia, deficiência de vitamina B12, e aumento do risco de infecções (pneumonia pneumocócica, enterocolite por C. difficile). Os medicamentos para pressão arterial normalmente causam ganho de peso, elevam o açúcar no sangue, causam disfunção erétil, triglicerídeos elevados, e até mesmo a morte súbita cardíaca – mais motivos para prescrever mais medicamentos.
Muitos, se não a maioria dos medicamentos de prescrição também criam mais problemas de saúde ao longo do tempo, tais como as drogas para refluxo ácido (Prilosec, Protonix, outros) que levam à disbiose (desconforto abdominal / sintomas da SII, inflamação, aumento do risco de câncer de cólon), osteoporose / a osteopenia, deficiência de vitamina B12, e aumento do risco de infecções (pneumonia pneumocócica, enterocolite por C. difficile). Os medicamentos para pressão arterial normalmente causam ganho de peso, elevam o açúcar no sangue, causam disfunção erétil, triglicerídeos elevados, e até mesmo a morte súbita cardíaca – mais motivos para prescrever mais medicamentos.

O marido de Jennifer vai recuperar ainda mais a sua saúde, adotando as estratégias que precisa para seguir na eliminação do trigo / grãos, que são discutidas no livro Barriga de Trigo, tais como o cultivo da flora intestinal, a suplementação de iodo, e a recuperação da vitamina D. Mas saibam que a recuperação impressionante de muitas condições de saúde e a liberdade de deixar de tomar vários medicamentos de prescrição, para não falar sobre o desespero e o sofrimento, são possíveis, seguindo as prescrições simples do estilo de vida do Barriga de Trigo.
_________________
Leia também:
O Trigo moderno está deixando você gordo e doente?
Os efeitos do trigo mesmo em quem não tem Doença Celíaca
A Sensibilidade ao Trigo é Subjetiva?
Sugestões de livros e programas sobre a Dieta Paleo – Low Carb? Veja aqui
Receba as novidades do Menos Rótulos por e-mail:
FeedBurner
As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.