Estar Predisposto quer dizer estar Predestinado?

Por Dr Mark Hyman, 

Texto original aqui. Tradução Regiany Floriano.
A Epigenética sugere que o nosso comportamento possa influenciar quais dos nossos genes serão ligados ou desligados. Este tem sido um dos maiores avanços na medicina. 
A maioria das pessoas tende a atribuir um poder muito grande aos seus genes. Tenho visto milhares de pacientes que têm culpado a genética pelos seus males e doenças, no entanto, é o seu estilo de vida sobre seus genes que determina quem você é em qualquer momento. 
O que você come, como você se move, como você restaura o sistema, juntamente com os seus pensamentos, sentimentos e conexões sociais regulam seus genes. E esses genes acabam por criar a expressão de quem você é e como você é. Você pode ativar os genes que criam a saúde ou a doença, o ganho de peso ou a perda de peso. 

Alguns genes podem predispor você a obesidade, diabetes tipo 2 ou doenças cardíacas. Mas a predisposição não que dizer estar predestinado. Noventa por cento da nossa saúde atual é controlada pelo ambiente em que estão nossos genes – os alimentos que comemos, as nossas atividades físicas, a nossa resistência frente ao estresse e a nossa exposição a toxinas ambientais. Você não tem que sentar e aceitar que você está condenado a tornar-se gordo e doente.
Graças a epigenética, na verdade você dá as ordens sobre a sua saúde e pode ter uma ótima saúde com o poder da alimentação e do estilo de vida. Infelizmente, muitos médicos ainda estão pregando informações desatualizadas sobre os nossos genes, doenças do coração, obesidade e diabetes tipo 2. O mito dos “genes estão destinados”  é tão comum e tão perigoso, que isto tornou-se o foco no último livro do meu amigo e colega, Frank Lipman, “10 razões pelas quais você fica velho e sentindo-se gordo …: E como você pode permanecer Jovem , Magro, e feliz!” (10 Reasons You Get Old and Feel Fat…: And How YOU Can Stay Young, Slim, and Happy!
Neste livro, Dr. Lipman toma o mito de que os nossos genes são mais poderosos que as nossas escolhas. Ele discute tendências genéticas que podem ser afetadas por mudanças no estilo de vida e na dieta incluindo a doença de Alzheimer, ansiedade, artrite, doenças auto-imunes, doenças cardiovasculares, depressão, diabetes, hipertensão e obesidade.
1 – O que você come. Você está comendo alimentos na sua forma original, com abundância de alimentos de origem vegetal, com uma quantidade adequada de proteínas e gorduras saudáveis? Ou você está comendo uma dieta rica em carboidratos processados e açúcares refinados? Cortar o lixo é a dica número um.
2 – Quanto você se exercita. Você não pode usar o exercício como uma maneira de corrigir uma dieta ruim, mas o exercício é uma parte crucial para alcançar a saúde ideal. Falando francamente, quanto mais você diminuir o seu envolvimento com a atividade física, maior será o seu risco de morte.
3 – Se você tem um bom sono e suficiente. A privação do sono faz você engordar – e leva à depressão, dores, doença cardíaca, diabetes e muito mais. Este livro discute formas de otimizar seus momentos de sono.
4 – O quão bem você alivia o estresse. O estresse causa estragos em seu corpo. Gerir o estresse torna-se a chave para viver de forma vibrante.
5 – Quais os suplementos você toma. Seguindo um protocolo de suplementos personalizado ajuda a resolver as suas necessidades de saúde particulares.
6 – Os medicamentos que você toma. Muitos medicamentos realmente enfraquecem o seu corpo e prejudicam a sua capacidade de funcionamento.
7 – Qual o significado, o propósito, a paixão e o senso de comunidade que você tem em sua vida.
Você vai ter um profundo conhecimento sobre todos esses sete fatores no novo livro do Dr. Lipman, e ele vai continuar a arrebentar muitos outros mitos de saúde por aí, incluindo o mito de que a gordura te deixa gordo e causa doenças cardíacas. Isto, naturalmente, é um dos meus temas favoritos e o foco do meu novo livro Coma Gordura, Emagreça (Eat Fat, Get Thin).
Nós podemos tomar de volta nosso poder e tomar de volta a nossa saúde quando nós rompemos esses grandes mitos. Se você quiser aprender mais sobre epigenética – ou sobre muitos outros mitos comuns da saúde – confira 10 razões pelas quais você se sente Velho e Gordo …: E como você pode permanecer jovem, magro e feliz!

__________________

Leia também:
Sugestões de livros sobre a Dieta Paleo – Low Carb? Veja aqui


 Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram

 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.
As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *