Ouvindo o seu corpo

Texto de Mark Sisson, traduzido por Regiany Floriano

Pergunta: como seu corpo está agora? Vamos lá. Faça um inventário. Dos dedos dos pés até a cabeça, o que está acontecendo com ele neste momento? Como estão as suas costas? Como está seu estômago? Sua cabeça? E quanto aos músculos? Seu nível de energia e humor? Os seus pensamentos estão claros esta manhã? Bons e ruins, quais sinais você está percebendo? Além do aqui e agora, o que o seu corpo está te tentando dizer ultimamente? Alguma mudança desde o início da mudança na alimentação? Talvez, o mais importante de tudo seja: você está acostumado a ouvir o que seu corpo tem a dizer?


Tudo na nossa cultura, ao que parece, nos desencoraja a fazer exatamente isso. Desde os comerciais insistindo que não precisamos aguentar aquela dor de cabeça depois da farra do álcool, perceber uma dica do corpo não está exatamente no topo da lista de talentos ou prioridades da maioria das pessoas. Por que viver com uma febre incômoda quando você pode simplesmente vencê-la com 1000 miligramas de força extra de algum paliativo? Indigestão por comer o segundo Big Mac hoje? Tome um antiácido.


Pense nisso. As pessoas têm uma espécie de orgulho por atrapalhar a dor (e não estou apenas falando sobre parto ou levantamento de peso aqui). As pessoas vão para o trabalho doentes. Elas conscientemente ignoram os efeitos fisiológicos claros do estresse crônico. Elas seguem uma alimentação por muito tempo ou a vida toda, que as deixa lentas e com excesso de peso. É só quando a doença grave aparece é que nos sentamos e tomamos conhecimento do problema. (Ironicamente, às vezes, a doença grave nos ensina a ouvir nossos corpos, a descobrir como os sintomas - por mais sutis que sejam - podem ser um barômetro crucial para questões maiores). O corpo tem - e compartilha - sua própria marca de sabedoria. Nós faríamos muito bem em atender as dicas do corpo antes de bater na cabeça com um bastão.


Em outro post, escrevi sobre o potencial (e a diversão) da auto-experimentação. Você é a sua própria cobaia. (Ah, as possibilidades ...) Em última análise, no entanto, o cerne da auto-experimentação é auto-avaliação - a avaliação física para ser exato. Um monitor de glicose pode ser uma ferramenta acessível. Um monitor de freqüência cardíaca também é um bom dispositivo para se ter. Um notebook e uma caneta (ou documento do Word) podem ser um conjunto de instrumentos melhores ainda. (Tudo depende de uma mente aberta e perceptiva, é claro.) Eu me arrisco a dizer que seu corpo irá dizer à sua maneira o que a tela mostra. Por todos os meios, aproveite a tecnologia, mas use-a para ajudar a aprimorar sua própria percepção. O que acontece numa certa frequência cardíaca? Que sensações se sucedem quando sua glicose atinge um certo número?


O que significa uma dor de cabeça? Uma dor nas costas? O que causa o pensamento nebuloso ou o refluxo ácido? O que te dá a sensação de leveza após o almoço ou uma boa noite de sono? Que escolhas parecem contribuir ou prevenir aquela lerdeza que aparece no meio da tarde?


Pense em todas as sensações que seu corpo pode produzir - positivas e negativas: cansaço, pensamento nebuloso, tonturas, problemas digestivos, respiração ou batimentos cardíacos acelerados, descamação na pele, dor nas costas ou dores em geral, rigidez, nariz entupido, a tensão no pescoço, olhos secos, constipação, boca seca, dor de cabeça. Considere também os opostos equilibrados e confortáveis desses sintomas como uma mente clara, energia constante, digestão eficaz, músculos relaxados e movimentos intestinais regulares. (Não subestime a satisfação e a importância de um bom cocô.)


A verdadeira saúde, é claro, não é apenas a ausência de sintomas negativos evidentes, como costuma-se pensar. Viver uma vida em linha com suas expectativas genéticas, é percorrer um longo caminho para decifrar os sinais mais suaves. Por exemplo, muitas pessoas me disseram que só depois de mudarem sua alimentação para um estilo Primal, foi que conseguiram identificar alergias alimentares ou condições crônicas subjacentes. Um estilo Primal finalmente permitiu que elas percebessem os sinais mais sutis que anteriormente haviam sido bloqueados por um barulho maior de sofrimento, promoção de inflamação, alimentação que dificulta a digestão, problemas cardios crônicos ou falta consistente de sono. A maioria de nós já teve essa experiência em algum nível. Seguir um estilo Primal revela uma interrupção de algo que vinha acontecendo a longo prazo, algo que nem sequer sabíamos que existia, até que tivéssemos a experiência de viver sem suas origens e o tormento posterior.


Para complementar sua auto-experimentação ou apenas melhorar o sucesso do seu desafio, aprenda a aprimorar suas habilidades de percepção com práticas regulares e avaliações intensas.


  • Mantenha um lembrete com você. Os psicólogos geralmente aconselham os clientes a manterem uma pedra ou outro objeto no bolso ou no pulso como um lembrete para avaliar seu bem-estar periodicamente durante o dia.

  • Pare algumas vezes por dia - por alguns períodos e sempre que você sentir uma alta ou uma baixa em algum aspecto. Coloque sua mão em seu coração se precisar de um gesto adicional para entrar no espírito do exercício. Faça um inventário de cada parte, mas não procure apenas o que está ruim ou use o "ok" como um medidor para o que está bem. Identifique quais sensações estão associadas à vitalidade real (por exemplo, ombros relaxados, expressão suave no olhar, sensação ótima na parte superior do corpo).


  • Registre os sentimentos negativos e positivos que você observa. Pense no que está acontecendo no momento presente. Onde você está? Que tipo de interações e atividades preencheram esta parte do dia? O que você comeu nas últimas duas horas? Quando foi a última vez que você esteve ao ar livre? Como isso se compara a como você se sentiu ontem no mesmo horário?


  • Compare as sensações e conexões com seu projeto de auto-experimentação. Você está envolvido em alguma coisa? Anote e veja se as condições semelhantes no próximo dia produzem as mesmas sensações ou se as circunstâncias alteradas interromperem o padrão.


  • Pense em onde você está, em sua jornada de auto-experimentação ou transição. Se você escolheu revisar sua dieta e, finalmente, retirar os grãos e o açúcar esta semana, a fadiga que você pode sentir é possivelmente devido à gripe Low Carb. Se o seu objetivo for aumentar os seus exercícios, mas você está exagerando, ou não está se dando um tempo de recuperação adequado, talvez seja necessário ter um tempo de repouso. A verdade pode ser encontrada tanto nos detalhes como no panorama.


  • Tenha o hábito de pensar através da sua sensação física. O que damos ao corpo é parte do intelecto. Como todos os animais, apreendemos e interpretamos o nosso ambiente de forma corporal e abstrata. Pergunte ao corpo em qualquer linguagem como você está, o que você precisa agora? Movimentar-se? Um cochilo? Um pouco de ar fresco ou luz solar? Um agasalho? Talvez apenas uma boa risada?


  • Seja qual for o seu compromisso em ter a resposta, espere ler os sinais subsequentes. O que mudou? O que aconteceu com as sensações antigas? Que novas sensações você percebe? Alguma parte de você foi afetada, coisa que não acontecia antes? Talvez você não tenha percebido nenhuma névoa mental anteriormente, mas agora você percebe o quanto o seu pensamento fica mais claro e nítido depois de uma caminhada rápida ou alguns minutos de jogo. Aprecie e repita.


Obrigado por me acompanhar. Tenha um bom dia.

Mark.





Sugestões de livros sobre a Dieta Paleo - Low Carb? Veja aqui

 Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram
 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.