O que o estresse faz ao seu corpo


O que o estresse faz ao seu corpo.
E como relaxar de maneira natural

   
Por Dr. Mark Hyman, Autor de Eat Fat, Get Thin

Texto original aqui. Tradução: Regiany Floriano

Suas glândulas supra-renais são importantes porque te ajudam a responder ao estresse. Se você tem estresse crônico, suas glândulas adrenais são espancadas, sua energia cai e fica difícil administrar sua vida. Você pode se sentir cansado e com frio, tudo ao mesmo tempo. Você pode ter palpitações ou se sentir ansioso ou ter problemas para dormir. Você pode desejar sal. Você pode ficar tonto quando se levanta. Você pode ter queda na pressão arterial. Você pode até ter desejos por açúcar, porque seu corpo não consegue regular adequadamente o açúcar no sangue. Tudo isso são sinais de que você pode ter problemas adrenais.

Mas por que temos um desgaste adrenal? Isto vem do estresse crônico, incessante e contínuo da vida cotidiana: estresse de nossas famílias, estresse nos relacionamentos, estresse no trabalho, estresse da constante interação com o Facebook e o Twitter e o mundo on-line e todos os insumos que nunca nos dão uma pausa.

É realmente importante entender como a resposta total do estresse funciona, por que as coisas dão errado e por que, ao longo do tempo, as suas glândulas adrenais, que são as pequenas glândulas sobre os rins, não são capazes de compensar o estresse crônico que você tem em sua vida. Na nossa clínica, fazemos testes de saliva para medir os níveis de cortisol ao longo do dia. Quando você tem uma falha da adrenal, o cortisol começa a diminuir, você não consegue responder normalmente às tensões da vida, e você acaba se sentindo cansado e com um fraco desempenho na maioria das vezes. Nós nos empurramos com café e outros estimulantes para se nos sentirmos melhor - mas usar essas táticas realmente não funcionam.


Como você cura suas adrenais e recupera sua energia?

Primeiro, recomendo seguir uma dieta completa, anti-inflamatória. Concentre-se em alimentos anti inflamatórios, incluindo peixes selvagens e outras fontes de gorduras ômega-3; bagas vermelhas e roxas (ricas em polifenóis); vegetais de folhas verdes escuras; batata doce e laranja; e nozes. Adicione ervas anti inflamatórias - incluindo açafrão (uma fonte de curcumina), gengibre e alecrim - à sua dieta diária. Elimine alimentos inflamatórios, como óleos refinados, ricos em ômega-6, como os óleos de milho, soja e cártamo. E não pule as refeições. Pode ser difícil para o seu corpo se recuperar por saltar refeições, se tiver uma disfunção adrenal.

Então encontre formas eficazes para relaxar. Eu gosto de fazer ioga ou tomar um banho quente à noite. Eu chamo isso de Ultra Banho, onde você pega duas xícaras de sais de Epsom, meio copo de bicarbonato de sódio, 10 gotas de óleo de lavanda e você mergulha por 20 minutos. Você sabia que colocam óleo de lavanda em banhos de bebês? Isso porque o óleo de lavanda diminui o cortisol e ajuda a equilibrar todo o sistema hormonal. Após este banho, você diminuirá a resposta ao estresse. Há outras coisas que você pode fazer, também. A massagem é excelente, assim como a meditação e a respiração profunda. Existem vários tipos de ferramentas e recursos disponíveis para você online.

As coisas bem simples têm efeitos profundos. O exercício é sempre importante - suave, o exercício regular como um passeio pela manhã, uma corrida leve, um passeio de bicicleta. Faça algo ao ar livre para pegar um pouco de luz natural, que afeta sua glândula pineal e ajuda a redefinir o cérebro e a resposta ao estresse.

Também recomendo regular o seu ritmo. O ritmo é a chave porque seus hormônios estão equilibrados em ritmos. Então, acordando no mesmo horário todos os dias, indo para a cama na mesma hora todos os dias, comendo no mesmo horário todos os dias - estes são os ritmos da vida que ajudam a redefinir seu equilíbrio natural. Seguir seus ritmos naturais de trabalho e descanso durante o dia também é essencial. Faça pausas naturais quando estiver cansado. Nossos corpos funcionam melhor nos ciclos de ritmo ultradiano de 90 minutos de atividade pontuada por alguns minutos de descanso ou zonagem! Sonecas também são uma ótima maneira de redefinir.


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 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.