Dr Fung Responde - Jejum para adolescentes, HIIT e PA

O jejum intermitente pode aumentar a pressão arterial? O exercício de alta intensidade eleva o açúcar no sangue, mesmo em jejum? E os adolescentes podem jejuar? É hora das perguntas e respostas sobre jejum intermitente e low carb com o Dr. Jason Fung.


Os adolescentes podem fazer jejum?

Minha filha tem 14 anos e tem excesso de peso. Nós tentamos que ela seguisse uma dieta LCHF mais jejum intermitente (pulando o café da manhã, comendo apenas no almoço e no jantar das 12:00 às 20:00 uma janela de 8 horas) por quase 2 meses. Mas ela quase não perdeu peso. Você recomenda que os adolescentes façam um jejum mais longo para perder peso? Com um diário de 20 horas comendo uma refeição por dia? O Jejum poderia afetar seu  crescimento e desenvolvimento físico normal?

Sonia

Eu geralmente não recomendo jejum estendido para as crianças porque ainda estão crescendo e existe o risco de desnutrição. Eu geralmente limito as crianças a 16 horas de jejum (uma janela de 8 horas comendo). No entanto, a parte mais importante do tratamento de crianças é a educação. Os principais componentes de uma boa nutrição não é jejum, mas sim:

1. Não há necessidade de comer lanches
2. Comer comida de verdade
3. Diminua severamente os açúcares adicionados.

Dr. Jason Fung



O jejum intermitente pode aumentar a pressão arterial?

Sou uma mulher de 54 anos que perdeu 18 kg com uma combinação de jejum intermitente 16: 8 e uma dieta baixa em carboidratos. Eu estava com 107 kg quando comecei, e com uma dose baixa de Benicar (10 mg duas vezes ao dia) para controlar uma leve pressão alta.

Depois de perder 9 kg e fazer jejum regularmente, minha pressão arterial caiu tanto que minhas leituras eram regularmente 117/72 ou mais. Então, parei com os medicamentos da pressão, pois meu médico disse mais tarde que eu estava ok (após um exame).

Agora, 5 meses depois e 18 kg a menos... Minha pressão arterial parece estar aumentando mais do que nunca. Minhas leituras regulares de 145/80 ou 150/101 e estou com dores de cabeça. Estou alarmada. Eu li alguns relatos de outras mulheres que viram sua pressão arterial aumentar em protocolos de jejum intermitente.

Uma semana atrás, comecei recentemente a tomar cafeína diariamente, acho que isso pode ser um fator. Um café e uma Diet Coca diariamente. Então, vou parar e ver como isso afeta minha BP.

Qual é o seu conselho ou experiência com JI e PA em seus pacientes?

Maria

Sim pode. O jejum pode elevar e diminuir a pressão arterial. Deixe-me explicar. Durante o jejum, o corpo libera hormônios contra-reguladores, incluindo a ativação do sistema nervoso simpático, o hormônio do crescimento, nor-adrenalina e cortisol. Esses hormônios são assim chamados porque têm efeitos opostos aos da insulina. Então, a insulina baixa e esses hormônios aumentam durante o jejum. A principal ação desses hormônios é liberar a energia alimentar armazenada para manter a glicemia elevada. No entanto, em alguns casos, se o corpo vai além, a pressão arterial pode aumentar. A frequência cardíaca também pode aumentar.

No entanto, a hiperinsulinemia também está associada à pressão arterial elevada, por isso, às vezes, a perda de peso muitas vezes faz com que a pressão arterial caia. A correlação lá, porém, não é tão apertada quanto a do açúcar no sangue.

Em ambos os casos, você precisa consultar seu médico se forem necessárias alterações de medicação.

Dr. Jason Fung


O HIIT (treinamento de intervalo de alta intensidade) eleva o açúcar no sangue, mesmo em jejum?

Foi bem na cetose (1,5-1,8 mmol / L) durante várias semanas com açúcar no sangue a 71-92 mg / dl (3,9-5,1 mmol / L). Eu treino 3-5 vezes por semana em jejum. 14-16 / 8-10 horas. Por alguma razão, parece-me que fico tonta durante meus treinos. Hoje eu estava realmente sentindo isso e me senti estranha no caminho para casa. Verifiquei meu sangue por interesse e este é o resultado: cetonas 2,3 mmol / L. UAU !!! Mas fiquei curiosa por que meu açúcar no sangue chegou a 102 mg / dl (5,7 mmol / L)? Como isso acontece? Eu esperava que ele estivesse no limite inferior e seria a "causa" da minha vertigem. O HIIT eleva o açúcar no sangue, mesmo em jejum?

Deborah

Sim, o HIIT pode aumentar o nível de açúcar no sangue, mesmo em jejum. Durante o exercício intenso, o corpo libera hormônios para aumentar a disponibilidade de glicose. Isto é normal. O cortisol, a ativação do sistema nervoso simpático e a nor-adrenalina são exemplos. Se o sistema se supera, a glicose pode estar alta em antecipação à demanda.

Dr. Jason Fung

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 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.