Prof TIM NOAKES é inocente. Low Carb está aprovada!

O COMITÊ DE CONDUTA PROFISSIONAL CONSIDEROU PROF NOAKES INOCENTE DA CONDUTA NÃO-PROFISSIONAL


Como acreditávamos, o Prof. Tim Noakes, fundador da Fundação Noakes, congratulou-se com o fato de que o Comitê de Conduta Profissional do Conselho de Profissionais de Saúde da África do Sul (HPCSA) o ter considerado inocente de conduta não profissional. A decisão foi de 4 votos a 1.

Esta decisão tem implicações de longo alcance para todos os sul-africanos, porque dá o selo de aprovação para a dieta rica em gordura e com baixo teor de carboidratos que o professor Noakes e os defensores da The Noakes Foundation.

A Fundação Noakes afirma que especialistas e nutricionistas devem rever os conselhos que dão aos seus pacientes, especialmente os diabéticos e aqueles com resistência à insulina. Aconselha-se a adoção de uma abordagem mais contemporânea nas recomendações dietéticas, uma que esteja de acordo com outros países, que aceitaram a abordagem LCHF baseada em evidências para diabetes e gestão da resistência à insulina. Ele também apela para uma revisão nas políticas.

“Nós lutamos a batalha pela saúde de todos os sul-africanos”, disse Noakes, “Agora você sabe a verdade, que você foi mal informado por 50 anos. Todos nós fomos e as conseqüências em nossa saúde foram terríveis."

A HPCSA acusou o Professor Noakes de conduta não profissional ao dar "conselhos não convencionais" em uma rede social (Twitter), a uma mãe que estava amamentando. A acusação surgiu de um único tweet em fevereiro de 2014, quando Professor Noakes aconselhou uma mãe a introduzir seu bebê em uma dieta Low Carb High Fat (LCHF) - uma dieta essencialmente rica em gorduras saudáveis, proteínas e vegetais e reduzida em açúcares e grãos baseados em cereais.

Os autores da denúncia não foram capazes de apresentar provas para apoiar a sua opinião de que uma dieta convencional com pouca gordura teria vantagens sobre uma dieta LCHF. Também não apresentaram boas razões para comprovar que o conteúdo do tweet não tenha sido profissional e "não convencional".

A fundação de Noakes sente que o ataque ao Prof Noakes considerado como um cientista numero 1 foi uma injustiça maciça à família de Noakes e também a todos os profissionais médicos, que na verdade pagaram por esta provação com os três anos do financiamento do HPCSA.

O foco imediato da Fundação Noakes será mudar as diretrizes alimentares dadas às pessoas por médicos, nutricionistas e nutricionistas. Muitos profissionais de saúde não estão devidamente informados e estão operando com informações desatualizadas que não atendem às necessidades metabólicas ou biológicas de seus clientes - agora é nosso compromisso ajudar a atualizá-los.

A audiência iniciou-se em junho de 2015 e finalmente chegou a sua conclusão em abril de 2017 - os custos chegaram a dezenas de milhões para cada parte e fizeram manchetes como "a experimentação nutricional do século". A Fundação Noakes saudou o presidente do Comitê de Conduta Profissional, Joan Adams, por manter o nível máximo de imparcialidade e competência ao longo do inquérito.


Fonte: The Noakes Foudation, tradução: Regiany Floriano.



Sugestões de livros sobre a Dieta Paleo - Low Carb? Veja aqui

Saiba das novidades do Menos Rótulos por e-mail:
 
 Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram
 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.