Kefir de Leite de Coco


Muita gente gosta do sabor picante e fresco do kefir, uma bebida fermentada frequentemente descrita como iogurte de beber. Entretanto, algumas pessoas não são afeiçoados ao kefir podem achar que descrevê-lo como "picante" seja um pouco amável demais. Quem pode gostar de algo que é essencialmente um copo de leite grosso e azedo?


Um boa quantidade de flora intestinal saudável para alguns. Os Probióticos têm inúmeros benefícios para a saúde e comer alimentos fermentados como o kefir é uma ótima maneira de receber o suficiente. Mas não estamos aqui para te dizer que você deve engolir o kefir só porque é bom para você. Estamos aqui para te dizer que depois de tentar fazer o kefir caseiro de leite de coco, você vai fazer barulho, porque o gosto é muito bom. Ao contrário do kefir feito com leite de vaca, o kefir de leite de coco não tem um sabor fermentado, azedo forte. É agradavelmente picante, mas o sabor naturalmente doce do coco predomina. A textura é lisa e rica e ligeiramente mais fina que a do iogurte. Tanto o sabor e a textura do kefir caseiro são superiores a de qualquer kefir de leite de coco comprado.


Para fazer o kefir de leite de coco você precisa dos grãos de kefir, mas você não tem que comprá-los eles são doados! (Procure nos vários grupos de doação de kefir no facebook, por exemplo). Os "grãos" são culturas ativas vivas que consistem em leveduras e bactérias e são chamados de grãos apenas por causa de sua aparência.

O processo de produção do kefir é detalhado a seguir, mas é essencialmente isto: Re-hidratar os grãos de kefir no leite de vaca por 5-7 dias à temperatura ambiente, misturar os grãos hidratados com uma garrafa de leite de coco e deixar assentar à temperatura ambiente por 12 -36 horas. É isso aí! Seu leite de coco é agora uma bebida probiótica. Você pode beber kefir de leite de coco caseiro puro, usá-lo como uma base para smoothies ou sorvete, usá-lo no lugar de soro de leite em receitas, despejar em seu café ou sobre berries (frutas silvestres) para a sobremesa.


E é uma adição saudável para o seu plano de alimentação Primal. Agora, mesmo aqueles que são avessos aos laticínios ou ao sabor forte do kefir tradicional não têm desculpa - experimente o kefir de leite de coco!


Kefir de Leite de Coco

Ingredientes:


1 colher de sopa de grãos de kefir
1 garrafa de leite de coco (ou 1-2 xícaras de leite de coco refrigerado)

Modo de preparo:


Se os grãos de kefir estiverem desidratados ou congelados você deve primeiro re-hidratá-los no leite de vaca. Em um recipiente de vidro, coloque os grãos em 1 xícara de leite de vaca e deixe o frasco à temperatura ambiente sempre coberto com um pano. Durante 5 a 7 dias, separe os grãos do leite todos os dias e, coloque-os em uma xícara de leite fresco. Quando o produto do leite ficar com um ligeiro cheiro fermentado e engrossar, seus grãos estão prontos.


Coloque os grãos no leite de coco em um recipiente de vidro. Cubra com um pano preso com um elástico e deixe descansar em um lugar morno (20 a 30ºC) por 12-24 horas. Uma vez que o leite de coco tenha engrossado e fique com um sabor ligeiramente azedo, transformou-se em kefir. Remova os grãos, refrigere e saboreie!


Coloque os grãos em leite novo à temperatura ambiente para iniciar um novo lote de kefir (feito de leite de coco ou leite de vaca ou de cabra) ou armazene os grãos em uma xícara de leite de vaca na geladeira. Os grãos podem ser usados indefinidamente para fazer kefir, no entanto, se você armazenar os grãos no refrigerador em vez de fazer continuamente kefir, pode demorar algumas vezes para ter iogurte novamente.


Dicas úteis


Se o seu primeiro lote de kefir de leite de coco não ficar tão espesso ou picante como você gostaria, não se desespere. Às vezes pode levar alguns lotes para aclimatar os grãos de kefir ao leite de coco.


Não armazene os grãos no leite de coco entre os lotes. Guarde-os no leite de vaca.


Nunca use um recipiente de metal ou uma colher de metal para mexer o kefir - isso interrompe o processo e o kefir não vai engrossar. Use recipientes de vidro (frascos de conservas funcionam bem) e colheres de madeira ou plástico.


Se o seu kefir não engrossar em 24 horas, pode ser que a temperatura em sua casa não esteja quente o suficiente.


Se seu kefir não tiver engrossado em menos de 48 horas, jogue fora o leite e comece novamente colocando os grãos em um leite fresco.


O Kefir deve ter um aroma fermentado e às vezes pode ter uma leve efervescência, mas não deve ter cheiro fétido ou desagradável.


Fonte: Mark's Daily Apple


Leia também:

Por que os produtos lácteos fermentados são diferentes



Sugestões de livros sobre a Dieta Paleo - Low Carb? Veja aqui

Saiba das novidades do Menos Rótulos por e-mail:
 
 Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram
 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.