Por que eu ganho peso quando faço exercícios?


Por que eu tenho tendencia a ganhar peso quando eu me exercito e a perder peso quando eu me movimento pouco?

A resposta curta e insatisfatória é que você é humano. Um número surpreendentemente grande de pessoas que começam um programa de exercícios, subsequentemente acumulam quilos extras. Em uma revisão de 2013 de estudos científicos relacionados ao exercício e perda de peso, os pesquisadores concluíram que a maioria das pessoas sedentárias que começam a praticar atividades físicas perdem muito menos peso do que seria de se esperar, dada quantas calorias queimam enquanto se exercitam.

Como Eric Ravussin, professor do Centro de Pesquisa Biomédica Pennington em Baton Rouge, La. me disse há algum tempo: "Em geral, o exercício por si só é praticamente inútil para a perda de peso".

O problema, a maioria dos cientistas concorda, é que o exercício nos faz querer comer. Muitos estudos mostraram que se as pessoas começam um novo programa de exercícios, seus corpos começam a bombear níveis muito mais elevados de vários hormônios que aumentam o apetite. Esta reação parece ser mais pronunciada se alguém inicia uma nova, moderada, rotina de exercícios aeróbicos. (Há indícios em alguns estudos de que o exercício intenso, como o treinamento intervalado, pode diminuir o apetite. Mas os estudos relevantes foram poucos e pequenos).

Assim, se começarmos a correr, praticar natação, andar a pé ou de bicicleta, por exemplo, nos sentimos inusitadamente com fome depois, e muitas vezes acabamos consumindo muitas ou mais calorias do que acabamos de gastar. Uma caminhada moderada de 30 minutos queima apenas cerca de 100 calorias. Um smoothie depois, pode conter duas ou três vezes essa quantidade.

Simultaneamente, muitos de nós nos movimentamos menos nos dias em que nos exercitamos, mostram os estudos. Os cientistas se referem a essa reação como "inatividade compensatória". Sem planejar conscientemente, passamos mais horas sentados durante aqueles dias em que tivemos alguma atividade física do que quando não fizemos nada, e, em última análise, queimamos menos calorias totais.

Em essência, começar a se exercitar muitas vezes significa que vamos comer mais e nos mover menos do que fazíamos antes, e vamos consumir mais calorias e ganhar peso.

Mas há uma solução, de acordo com uma nova abrangente revisão de décadas de estudos sobre o exercício e o peso corporal. Pratique atividades físicas, os resultados sugerem, mas também analise conscientemente o que você come. Juntando dados de vários estudos anteriores, descobriram que, se as pessoas se exercitam e restringem sua ingestão de calorias, perdem peso - e na verdade muitas vezes perdem mais peso do que fazendo apenas a dieta.


Fonte: The New York Times. Tradução: Regiany Floriano







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