Leite integral pode ser melhor que o desnatado para as crianças


O leite desnatado, com baixo teor de gordura, pode não ser a melhor opção para as crianças, embora muitos especialistas o recomendem para crianças com mais de 2 anos para combater a obesidade.

Pesquisadores canadenses coletaram dados de altura e peso de 2.745 crianças saudáveis de 1 a 6 anos de idade. Eles tiraram amostras de sangue, e seus pais relataram quanto de leite desnatado, com 1% de gordura, com 2% de gordura e leite integral as crianças bebiam.

Depois de controlar a idade, sexo, atividades ao ar livre e outros fatores que afetam os níveis de vitamina D e o peso, eles descobriram que as crianças que bebiam uma xícara de leite integral por dia tinham o nível de vitamina D comparável ao das crianças que bebiam 2,9 xícaras de de leite com 1% de gordura, mas seu índice de massa corporal (IMC) era menor em 0,79 pontos. Quanto maior o teor de gordura do leite que bebiam, mais baixo o IMC das crianças, e maiores os níveis de vitamina D. O estudo está no American Journal of Clinical Nutrition.

O Dr. Jonathon L. Maguire, professor associado de pediatria na Universidade de Toronto, sugeriu que a vitamina D seja melhor absorvida com gordura e beber leite com baixo teor de gordura pode deixar uma criança mais faminta por alimentos mais densos em calorias.

"Essas duas coisas juntas podem fazer com que seja um duplo golpe para o leite com baixo teor de gordura", disse ele. "Mas este é um pequeno pedaço do quebra-cabeça. Nós realmente precisamos fazer mais pesquisas para responder a essas perguntas tão básicas".

Fonte: The New York Times, tradução: Regiany Floriano







Sugestões de livros sobre a Dieta Paleo - Low Carb? Veja aqui

Saiba as novidades do Menos Rótulos por e-mail:
 Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram

 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.