Como a Paleo faz você parecer mais jovem, mais sexy e mais vibrante


Você provavelmente descobriu a dieta Paleo porque queria melhorar a sua saúde e / ou perder peso. Mas não seria ótimo se ela também fizesse você se parecer com uma versão mais jovem, mais sexy, e mais vibrante de si mesmo?
Na maioria dos casos, os atributos físicos que consideramos atraentes - incluindo cabelos brilhantes, a pele clara e dentes brancos, e uma proporção saudável cintura-quadril - são indicadores de boa saúde. Isso faz todo sentido do ponto de vista evolutivo, quando escolher companheiros com base na saúde e fertilidade teria maximizado as vantagens de sobrevivência dos nossos antepassados.
Esta é uma boa notícia, porque significa que você não tem que tentar seguir regimes questionáveis com suplementos, cremes milagrosos, ou cirurgias invasivas para melhorar sua aparência. Quando você segue uma dieta Paleo, rica em nutrientes para curar o seu corpo de dentro para fora, essas mudanças irão se manifestar no seu exterior!

Texto de Chris Kresser, traduzido por Regiany Floriano



A Paleo pode retardar o processo de envelhecimento?
Cabelos e unhas
Em comparação com outras partes do corpo, cabelos e unhas não são essenciais para a nossa sobrevivência. Assim, se você estiver deficiente em nutrientes ou com a saúde comprometida de alguma forma, a qualidade dos cabelos e unhas provavelmente serão as primeiras a se perderem.
A densidade total de nutrientes de uma dieta Paleo por si só pode levar a uma melhoria significativa no cabelo e a força das unhas, espessura e brilho, mas certos nutrientes como o zinco, biotina, e ferro podem desempenhar um papel particularmente importante, e é comum o consumo destes nutrientes aumentar significativamente quando alguém muda para uma dieta Paleo.
Por exemplo, a carne vermelha e os crustáceos são algumas das melhores fontes alimentares de zinco, enquanto que os grãos de cereais realmente diminuem a absorção de zinco, devido à presença dos fitatos. Devido a isso, pessoas que evitam a carne vermelha e frutos do mar e consomem lotes de grãos inteiros (em outras palavras, as pessoas que seguem uma dieta  "saudável" convencional ) podem não estar recebendo a quantidade adequada de zinco, o que poderia levar a terem cabelos e unhas fracos.
Os fitatos na dieta também diminuem a absorção de ferro e a deficiência de ferro é uma das menos conhecidas, mas significativa contribuinte para a queda de cabelo, especialmente para mulheres na pré-menopausa que têm baixas reservas de ferro, mas que não estão anêmicas. O aumento do consumo de ferro não é benéfico para todos, mas para uma grande percentagem de mulheres, o aumento da absorção de ferro resultante de mais carne vermelha e menos cereais integrais em uma dieta Paleo, poderia resolver a perda de cabelo e deixar o cabelo mais grosso.
A gema do ovo, como a carne vermelha, são muitas vezes evitadas em uma chamada dieta "saudável", mas são permitidas (e até mesmo encorajadas) dentro de uma abordagem Paleo. A gema do ovo também vem a ser uma das fontes mais concentradas de biotina, que é extremamente importante para o crescimento dos cabelos. A Biotina também é importante para a saúde das unhas, e em um estudo, os pacientes perceberam um aumento de 25% na espessura da lâmina da unha com a suplementação de biotina.

Pele

Problemas de pele são incrivelmente comuns, e quase sempre indicam um problema de saúde subjacente que muitas vezes pode ser resolvido através da mudanças na dieta. Uma dieta Paleo é extremamente eficaz em melhorar a qualidade da pele porque ela trata diretamente as três causas mais comuns para a pele não saudável: inflamação, disbiose intestinal e deficiências nutricionais.
Um dos principais objetivos de uma dieta Paleo é eliminar os alimentos que podem causar inflamação. Um dos maiores culpados são os óleos industriais de sementes (incluindo milho, soja e canola) que, infelizmente, são apresentados por muitas autoridades como um alimento saudável. Estes óleos acrescentam quantidades excessivas de gordura omega-6 às nossas dietas, o que perturba a cascata inflamatória normal e podem manifestar-se como condições inflamatórias da pele tais como acne, eczema e psoríase. A mudança para uma dieta Paleo e a eliminação dessas gorduras industriais, juntamente com outros alimentos inflamatórios, tais como o açúcar e farinha refinados, é uma das melhores coisas que você pode fazer para reduzir a inflamação e acalmar a pele.
Se você tem procurado estar informado, você deve estar ciente do eixo pele-intestino. Esta teoria sugere que a saúde do seu intestino é muitas vezes refletida diretamente na saúde da sua pele. Na verdade, se um paciente vem me ver com problemas de pele, eu imediatamente faço uma inspeção sobre problemas digestivos e disbiose bacteriana, porque há quase sempre uma ligação. Infelizmente, a saúde do intestino pode ser prejudicada por coisas como proteínas de grãos (especialmente o glúten do trigo), consumo excessivo de álcool, e até mesmo estresse excessivo. A saúde do intestino tão comprometida é bastante comum. Felizmente, uma dieta Paleo remove os piores criminosos alimentares, e também promove a cura do intestino, por incluir uma certa quantidade de fibras fermentáveis, caldo de ossos e alimentos fermentados.
Como o cabelo, a pele é muito sensível à deficiência de nutrientes, e a ingestão de uma variedade de alimentos Paleo ricos em nutrientes, como frutas, legumes, carnes, e tubérculos ricos em amido é uma maneira infalível para ter esses nutrientes em sua dieta. Mas, além das vitaminas e minerais, há um outro nutriente muitas vezes negligenciado que pode ter um grande impacto sobre a saúde da pele: o colágeno.
O colágeno é a principal proteína encontrada no tecido conjuntivo, e fornece a base para aumentar a elasticidade e suavidade da pele. Um aspecto importante de uma dieta Paleo é a noção de comer do 'nariz à cauda' (em oposição a comer apenas a carne de músculo). Então uma dieta Paleo deve incluir muitos alimentos à base de colágeno, como caldo de ossos, tendões e pele, gomas caseiras, ou cortes gelatinosos dos carne nas refeições.

Em suma, uma dieta Paleo não apenas melhora a sua saúde - melhora a sua aparência física, também. Mas quando se trata do que vai por baixo dela, o que é mais sexy do que alguém que tem uma saúde excelente, não é obcecado por dieta, e ainda saboreia sua comida? Especialmente se você esteve lutando com a sua saúde por um tempo, nada vai fazer você se sentir mais jovem ou mais vibrante do que, finalmente, sentir-se saudável.


______________________

Outro artigo interessante:

PALEO - um universo paralelo



Sugestões de livros sobre a Dieta Paleo - Low Carb? Veja aqui

Saiba das novidades do Menos Rótulos por e-mail:
FeedBurner
 Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram

 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.