Ser gordo e ativo não vai te livrar do Diabetes.

As chances de desenvolver diabetes tipo 2 são ainda maiores entre as pessoas com sobrepeso ou obesas e inativas.

Ser fisicamente ativo não é suficiente se você quiser evitar diabetes tipo 2, diz estudo.

Texto original publicado no site The Huffington Post da Austrália e traduzido por Regiany Floriano.


Ser fisicamente ativo pode não oferecer proteção contra o diabetes tipo 2, se você já estiver com sobrepeso, como mostra uma nova pesquisa.


A pesquisa - apresentada reunião anual do Sax Institute's 45 and Up Study em Sydney na terça-feira - concluiu que as pessoas obesas, mesmo fisicamente ativas e ainda que passavam pouco tempo sentadas, tinham cinco vezes mais chances de desenvolver o diabetes tipo 2 em comparação com as pessoas que estavam com o peso normal.


"Os resultados do nosso estudo são claros, se você quiser evitar o desenvolvimento do diabetes tipo 2, ser fisicamente ativo não é suficiente se você também estiver com sobrepeso ou obeso," disse o pesquisador Binh Nguyen em um comunicado.


O impacto do custo total anual do diabetes na Austrália foi estimado em US $ 14,6 bilhões, enquanto que globalmente, o diabetes foi responsável por 5,1 milhões de mortes em 2013.

Nguyen conduziu o estudo com colegas da Colaboração de Pesquisa e Prevenção da Universidade de Sydney.
"Aqueles que estavam acima do peso e fisicamente ativos tinham o dobro do risco de desenvolver diabetes tipo 2 do que as pessoas que estavam com peso normal, e menos ativas. As chances de desenvolver diabetes tipo 2 foram ainda maiores entre as pessoas que estavam com sobrepeso ou obesas, e inativas, "disse Nguyen.
Os pesquisadores investigaram os níveis de atividade física e tempo que permaneciam sentados entre 29,572 homens e mulheres inscritos no 45 Up Study, dos quais 611 desenvolveram diabetes tipo 2 ao longo de quase três anos.



Alguns dados importantes

- O diabetes é a doença crônica que mais cresce na Austrália


· Cerca de 1,7 milhões de australianos têm diabetes


· Mais de 100.000 australianos desenvolveram diabetes no ano passado sozinho.


· Impacto Custo total anual de diabetes na Austrália estimado em $ 14,6 billhoes


· Globalmente, diabetes foi responsável por 5,1 milhões de mortes em 2013.



Tem havido considerável debate científico sobre se é possível ser metabolicamente saudável, mesmo tendo excesso de peso.


A Diretora Científica do 45 Up Study , a Professora Emily Banks, disse que os resultados demonstraram claramente o valor de ferramentas de pesquisa com grande quantidade de dados como o 45 Up Study  na abordagem de controvérsias científicas, tais como a teoria "gordo e ativo".


"Os dados nos dizem que o excesso de peso ou obesidade continuam a ser o principal fator no desenvolvimento de diabetes tipo 2 e enquanto ser ativo é importante, não é um 'passe livre para sair da cadeia' para as pessoas com excesso de peso. Manter um peso saudável pela adoção de comportamentos de estilo de vida saudável, incluindo uma dieta saudável, é a melhor maneira de prevenir a diabetes tipo 2".
Cerca de 1,7 milhões de australianos têm diabetes e mais de 100.000 desenvolveram diabetes só no ano passado.


A Professora e CEO do Instituto Sax, Sally Redman, disse que mais de 650 pesquisadores e formuladores de políticas a partir de uma ampla gama de organizações tem usado o 45 Up Study em seu trabalho.


"A cada ano, os dados do estudo são enriquecidos e crescem em valor como um recurso nacional de pesquisa", disse ela.




Sugestões de livros sobre a Dieta Paleo - Low Carb? Veja aqui

Receba as novidades do Menos Rótulos por e-mail:
 
FeedBurner
 Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram
 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.