Porque as informações desatualizadas são culpadas pelo ganho de peso.


A perda ou ganho de peso não está tão relacionada com a quantidade de calorias como fomos levados a acreditar nas últimas décadas, mas está relacionada com os efeitos dos alimentos sobre os hormônios que regulam o metabolismo.
Por que que na década de 1950 por exemplo, as pessoas não tinham tantos problemas de obesidade como hoje. Então o que aconteceu de lá pra cá?


Porque as informações desatualizadas são culpadas pelo ganho de peso.


Artigo publicado no site FOX News, escrito por Jason Fung e traduzido por Regiany Floriano.


O senso comum da dieta convencional no último quarto de século tem sido "comer menos, mover-se mais", referindo-se à redução da ingestão calórica e ao aumento da atividade física. Mas, ao mesmo tempo, vimos a obesidade explodir como o problema número um de saúde dos americanos.


Só existem duas explicações lógicas. A primeira possibilidade é que estas recomendações alimentares são boas, mas somos muito preguiçosos ou fracos para segui-las. Como a obesidade era relativamente incomum na década de 1950, isso significaria que toda uma geração de americanos individualmente, mas ao mesmo tempo, decidiu "se deixar levar". Isto dificilmente parece possível. A única explicação remanescente é que e as recomendações nutricionais foram simplesmente incorretas. A razão pela qual você não podia perder peso foi porque foi lhe dada a informação errada e que se concentrava na questão errada - as calorias.


Para entender como perder peso, primeiro você precisa entender como nós ganhamos peso.
Por muito tempo, fomos informados de que seria simplesmente uma questão de excesso de calorias. Portanto, a solução era simplesmente restringir a ingestão de calorias que iríamos perder peso.


Infelizmente, isso não é verdade. A evidência médica tem sido bem clara ao longo das décadas. A restrição das calorias não leva à perda de peso a longo prazo. Um enorme estudo randomizado denominado Iniciativa de Saúde da Mulher envolvendo quase 50.000 mulheres combinou a restrição calórica com o aumento da atividade física. A perda de peso esperada seria de mais de 13 quilos por ano. Qual foi a perda de peso real? Nem mesmo um único quilo ao longo de sete anos!


Mas eu não preciso de um estudo caro para te convencer. Praticamente todos nós já tentamos alguma dieta com restrição calórica. A taxa de falha é estimada em 99 por cento, e que estaria de acordo com todas as nossas experiências pessoais. A restrição calórica simplesmente não funciona a longo prazo.


Não, a razão pela qual nós ganhamos gordura não é simplesmente por causa do excesso de calorias. Todos os sistemas do nosso corpo estão sob um rígido controle neuro-hormonal, e com o peso corporal não é diferente. A insulina é o principal hormônio envolvido, embora existam outros, incluindo cortisol, o hormônio do estresse.


Uma vez que entendemos que a obesidade é um desequilíbrio hormonal, e não calórico, então podemos ajustar a nossa dieta para equilibrar nossos hormônios. Isso inclui ajustar o que comemos, mas também quando comemos. Reduzir os açúcares e os carboidratos refinados da alimentação, ajuda a reduzir os níveis de insulina, tal como a adição de fibras, vinagre e produtos fermentados à dieta.


Tão importante quanto isso, mas pouco discutido, é a questão da temporização das refeições. O número médio de vezes que os americanos comem aumentou de uma média de três por dia em 1977 para quase seis em 2005. Esta não é uma coincidência. Ao comer continuamente, instruímos nosso corpo a armazenar a energia do alimento que entra na forma de gordura, e nós não oferecemos tempo suficiente para digerir e metabolizar os alimentos ingeridos. Ao eliminar os lanches e aumentar o período de jejum noturno, podemos perder peso, incentivando nossos corpos a usarem todo o alimento ingerido.


A razão pela qual você não foi capaz de perder o peso é porque você seguiu o conselho errado - comer menos, mover-se mais. Infelizmente, as autoridades nutricionais te culpam por esse fracasso, em vez de reavaliarem suas próprias informações antigas, tristes e ultrapassadas.


Dr. Jason Fung formou-se em Medicina na Universidade de Toronto, onde também completou sua residência médica interna antes de ir para a Universidade da Califórnia, em Los Angeles, com a sua bolsa em nefrologia. Ele atualmente atua como Nefrologista em Toronto. Ele é o chefe do departamento de Medicina no Scarborough General Hospital. Além de medicina clínica, ele também faz parte do conselho de administração da Low Carb Diabetes Association e é editor científico do Journal of resistência à insulina. Ele é o autor de "O Código Obesidade" e o próximo livro "The Complete Guide to jejum". Para mais informações, veja em:  www.intensivedietarymanagement.com.

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