Por que quase tudo o que já foi dito sobre alimentos não saudáveis está errado.



Texto publicado no The Guardian e traduzido por Regiany Floriano.

Ovos e carne vermelha estiveram na lista negra nutricional - mas depois de um grande estudo na semana passada descartando uma ligação entre as gorduras e a doença cardíaca, não seria hora para uma reavaliação completa?

Comer muita margarina poderia ser ruim na sua avaliação? Os "especialistas" que com tanta segurança nos aconselharam a substituir as gorduras saturadas, como a manteiga, por gorduras poliinsaturadas, pessoas que supostamente praticam o que pregam, de repente ficaram incertos e parecem estar lutando através de um nevoeiro mental para reformular o seu roteiro.

Na semana passada, coube ao professor Jeremy Pearson, da British Heart Foundation, explicar porque ele ainda adere à doutrina anti-gordura saturada da nutrição convencional, quando as evidências estão se acumulando até refutá-la. Depois de analisar 72 estudos acadêmicos envolvendo mais de 600.000 participantes, o estudo, financiado pela Fundação, descobriu que o consumo de gordura saturada não foi associado com o risco de doença coronária. Esta avaliação ecoou em uma revisão de 2010 que concluiu que "não há nenhuma evidência convincente de que a gordura saturada provoque doenças cardiovasculares".

A equipe de pesquisa da fundação nem poderia encontrar nenhuma evidência para a afirmação familiar, proclamada pelos fabricantes de margarina e pelos apóstolos dos conselhos de saúde do governo, que a ingestão de gordura polinsaturada ofereça proteção cardíaca. Na verdade, o pesquisador principal, Dr. Rajiv Chowdhury falou da urgente necessidade de uma avaliação de saúde sobre o roteiro de uma alimentação saudável padrão. "Estes resultados são interessantes e potencialmente estimulam novas linhas de investigação científica e incentivam a reavaliação cuidadosa das nossas orientações nutricionais atuais", disse ele.

Chowdhury passou a advertir que a substituição das gorduras saturadas pelo excesso de carboidratos - como do pão branco, arroz branco e batatas - ou pelo açúcar refinado e sais nos alimentos processados, deve ser desencorajado. Os conselhos de alimentação saudável atuais consistem em "basear suas refeições em alimentos ricos em amido", por isso, se você tiver seguido à risca o evangelho dietético, então o conselho do professor é preocupante.

Confuso? Ou mesmo frustrado e começando a perder a paciência? Foi assim com o apresentador da BBC encarregado de esclarecer a posição da Fundação Britânica do Coração. Sim, Pearson admitiu, "não há provas suficientes para sermos firmes sobre as diretrizes [da alimentação saudável]" mas não, os resultados "não alteram o conselho de que comer muita gordura seja prejudicial para o coração". A redução de gordura saturada, disse ele, é apenas um dos fatores que devemos considerar como parte de uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável. Você pode ouvir o som, um som lá no fundo que os conselhos dietéticos oficialmente aprovados entram em colapso?

Claro, já tivemos um gosto amargo de como irremediavelmente enganosa pode ser a ortodoxia nutricional. Não foi há muito tempo que estávamos mastigando o "fato" inquestionável que não devemos comer mais do que dois ovos por semana porque continham o colesterol que faz o coração parar, mas esta "joia" da sabedoria nutricional teve que ser sutilmente apagada da história quando a pesquisa mostrou que o colesterol nos ovos não teve quase nenhum efeito sobre o colesterol no sangue e tornou-se demasiado óbvio para ser ignorado.

As consequências desta panaceia da restrição dos ovos foram totalmente negativas: os produtores de ovos faliram e a população dispensou um alimento acessível, natural, repleto de nutrientes, à medida que amontoava a sua tigela de café da manhã com cereais processados industrialmente, vendidos em caixas de papelão. Mas este dano foi certamente menos grave do que o causado pela orientação de abandonar as gorduras saturadas, como a manteiga, o sebo e a banha de porco, e escolher em vez disto as gorduras vegetais e os óleos líquidos altamente refinados.

Apesar das repetidas dificuldades dos grupos de defesa da saúde, foi apenas em 2010, que as orientações dietéticas dos EUA foram alteradas, quando os conselheiros de saúde pública de ambos os lados do Atlântico reconheceram que o processo químico para o endurecimento dos óleos poliinsaturados nas margarinas e gordura vegetal criavam as gorduras trans-entupidoras-de-artérias.

Os fabricantes têm reformulado seus cremes vegetais, endurecendo-os por métodos químicos nos garantindo que estão mais saudáveis. Mas ao longo do século 20, à medida que fomos despreocupadamente encorajados a abraçar as margarinas supostamente saudáveis para o coração, a prescrição foi nos matando. Aqueles que obedientemente engoliram a pílula amarga, relutantemente, substituindo a manteiga deliciosa pela margarina deprimente, ainda não ouviram a retratação da nutrição convencional. Os evangelistas do governo que aconselharam esta dieta não estão interessados em admitir os erros.

Mas que lição podemos tirar a partir dos exemplos de fracasso sobre ovos e gorduras trans? Nós certamente teríamos dificuldade de aprendizagem se não consultássemos outras abordagens bem estabelecidas, repetidos nuggets infinitamente reciclados de correção nutricional com uma visão negativa. Vamos começar com as calorias. Afinal, fomos informados de que contá-las seria a base para a dieta correta, mas está começando a parecer um desperdício monumental de tempo. Lenta mas seguramente, os pesquisadores de nutrição estão mudando seu foco para o conceito de "saciedade", isto é, o quão bem determinados alimentos satisfazem os nossos apetites. A este respeito, a proteína e a gordura estão emergindo como os dois macronutrientes mais úteis. Se deram conta que morrer de fome em uma dieta de restrição calórica de biscoitos e vegetais crus não é uma solução qualquer para a epidemia de obesidade.

À medida que a proteína e a gordura  recuperam o brilho da sua reputação nutricional, a barriga mole e distendida dos carboidratos  presentes nos conselhos alimentares do governo - parece que está definhando. O carboidrato é o ingrediente em destaque na representação visual da dieta recomendada pelo NHS , no Prato Coma Bem (The Eatwell Plate). Zoë Harcombe, uma especialista independente em nutrição, energicamente rebatizou-o "Prato Coma Mal" - e você pode ver o porquê. Afinal de contas, nós alimentamos culturas animais com amido para  para engordá-los, então por que eles não teriam o mesmo efeito sobre nós? Esta percepção menos favorável dos carboidratos está sendo alimentada por estudos que mostram que as dietas baixas em carboidratos são mais eficazes do que as dietas de baixo teor de gordura e de baixa proteína para manter um peso corporal saudável.

Enquanto a gordura era sacrificada pela nutrição convencional, os efeitos pouco saudáveis causados pelo açúcar sobre a saúde da nação passavam sorrateiramente sob o radar. Coloque "baixo teor de gordura" no rótulo e você pode vender qualquer lixo velho para as pessoas. A religião da baixa gordura deu origem a legiões de alimentos processados, produtos com níveis incrementados de açúcar e açúcares substitutos igualmente duvidosos, para compensar a inevitável perda de sabor quando a gordura é removida. O dogma anti-gordura saturada deu aos fabricantes a desculpa perfeita para nos afastar dos alimentos reais que haviam nos sustentado durante séculos, que então eram retratados como assassinos natos, para dar lugar a produtos mais lucrativos, processados "light" em nutrientes, rijos e preenchidos com aditivos baratos.

Em linha com a afirmação de que os alimentos que contêm gorduras animais são prejudiciais, nós também fomos instruídos a restringir a ingestão de carne vermelha. Mas os fatos cruciais foram perdidos neste debate simplista sobre os malefícios da carne vermelha. A evidência epidemiológica fraca que parece envolver a carne vermelha não difere a carne de animais bem criados, não processada desde a criação, de um equivalente extremamente processado que contém uma mistura de aditivos químicos, conservantes e assim por diante. Enquanto isso, nenhuma autoridade do governo se preocupou em dizer-nos que carne de cordeiro, carne bovina, de caça, carne de animais criados a pasto, alimentados com capim é uma fonte superior de ácido linoleico conjugado, o micronutriente que reduz nosso risco de câncer, obesidade e diabetes.

Gurus governamentais da dieta e instituições de caridade de saúde têm estado há muito envolvidos em uma cruzada para a redução do sal, mas o que tem faltado a partir deste nobre esforço é a consciência de que o sal em excesso é um problema dos alimentos processados. O elevado teor de sal é essencial para que o gosto do alimento seja maior do que a vida do processado. Sem sal, e um sub-conjunto de variados realçadores químicos de sabor, os alimentos processados seriam oferecidos por aquilo que são: produtos que perderam o seu sabor natural e integridade nutricional. Flocos de milho sem sal, por exemplo, seriam quase intragáveis. Ninguém iria querer comprá-los porque perceberiam que eles são um monte de calorias vazias. Mas onde está a evidência de que o sal adicionado à comida caseira, como tempero normal, constitui um risco para a saúde?

Com o sal, assim como acontece com o açúcar, os médicos de saúde pública são muito covardes para enfrentar as poderosas empresas de alimentos processados e seus lobistas, traçando uma distinção entre a comida caseira dos produtos em embalagens prontas e alimentos de conveniência industrializados.

A frase fundamental "evite alimentos processados" não aparece em nenhum lugar das orientações nutricionais do governo, afinal, em termos práticos esta é a forma mais saudável para comer. Até que essa consciência molde as diretrizes alimentares, todas as recomendações nutricionais do governo deveriam vir com uma advertência ao estilo do tabaco: "Seguir este conselho pode ser prejudicial para a sua saúde".


_____________________









Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram

 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.