EXERCÍCIOS IMPULSIONAM O CÉREBRO



As maneiras específicas como os exercícios beneficiam sua mente.

Texto original aqui. Tradução Regiany Floriano

Escrito por Sadie Wirthlin

Exercício não é apenas algo para a saúde física; ele também faz você se sentir mais feliz e pode deixar as suas preocupações à distância! Dianna Purvis Jaffin, PhD, diretora de Estratégia e Programas no Instituto de Performance e Saúde do Cérebro, afirmou que o cérebro não é uma parte desconectada/separada "andando por aí em cima do corpo", ele é tão afetado como qualquer outro músculo durante a atividade física. Aqui estão três maneiras pelas quais o seu cérebro pode se beneficiar com os exercícios.

1. Intensificam a sua força mental

Cada um de nós tem cerca de 86 bilhões de neurônios no cérebro. Esses neurônios são projetados para trabalhar com os mensageiros químicos, chamados neurotransmissores, para ajudar a regular quase tudo no corpo. Segundo o Dr. Richard Maddock, MD, professor de pesquisa na UC Davis Medical Center, se estes níveis de neurotransmissores estão baixos - principalmente o glutamato e ácido gama-aminobutírico (GABA) - isto pode levar a transtornos de humor como a depressão.

Mas há boas notícias!

O exercício moderado pode ajudar a aumentar o nível desses neurotransmissores, bem como a capacidade de responder aos desafios mentais. Em um estudo recente realizado pelo Dr. Maddock, que foi publicado no The Journal of Neuroscience, este aumento acontece se uma pessoa está sofrendo de depressão ou não. O estudo não tem resultados claros para os exercícios de intensidade inferiores, mas também foi registrado que aumentos nos níveis de GABA foram observados em participantes depois de praticar yoga durante 12 semanas.


2. Diga adeus ao Stress

O stress constante pode ser prejudicial para o cérebro. Dianna Purvis Jaffin explicou que o estresse faz com que o cérebro secrete o hormônio da "luta ou fuga" chamado cortisol. Este hormônio é útil em situações tensas, mas a elevação contínua de cortisol tem sido associada a doenças cardíacas, diabetes e perda de memória. Se o estresse parece estar tomando conta, aumentar o seu nível de aptidão à rotina pode trazer as coisas de volta a um nível saudável!

Os exercícios intensos podem expor seu corpo a "tensão controlada" que, de acordo com Jaffin, ajuda a aguçar o tempo de resposta do seu cérebro, e verifica-se que o modo "luta ou fuga" permanece desligado quando você não precisa dele.


3. Envelheça Bem

Jaffin afirma que atividade física ajuda a prevenir o envelhecimento e o declínio cognitivo. Em um estudo feito pela Universidade de Illinois, os adultos mais velhos que participaram de exercícios aeróbicos consistentes tinham volumes cerebrais maiores do que aqueles que não o fizeram. Este aumento no volume envolveu ambas as regiões de matéria cinzenta e branca dentro do cérebro.

A matéria cinzenta inclui os neurônios, que são as células de base do sistema nervoso central, e o aumento da matéria branca está ligada à melhoria da velocidade de processamento. O exercício consistente também mostrou um aumento no volume do hipocampo, que envolve a memória e aprendizagem.

Esses três benefícios são apenas o começo do que a atividade física pode fazer para o cérebro. Engajar-se em uma rotina de exercícios consistentes pode trazer esses benefícios e muito mais, tanto para o corpo e a mente. Então comece e dê ao seu cérebro o impulso que ele necessita!



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 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.