A maior parte do que comemos é alimento 'processado'


A maior parte do que comemos é alimento 'processado' e é por isso que devemos estar preocupados.


Não entre em pânico, mas cada vez que você come um sanduíche de bacon, estima-se que a sua vida seja reduzida em meia hora. Costumávamos pensar que seria devido ao alto teor de gordura, mas agora as evidências sugerem que devemos nos preocupar é com a forma como o bacon é feito.

As definições de alimentos processados variam dependendo do seu ponto de vista. Todo mundo concorda que um pote de macarrão (noodles), macarrão instantâneo ou a maioria das refeições prontas que os alunos 'estouram' no microondas são altamente processadas. Outros alimentos como lasanha congelada ou pizza, nuggets de frango, bolos, biscoitos, salgadinhos de milho, margarina, queijo processado, molhos espaguete e ketchup são agora também são reconhecidos como processados.

Mas o que acontece com outros alimentos comuns? Como o macarrão feito a partir de grãos altamente refinados? Sabemos que para que um alimento ser saudável ele precisa não ser o menos refinado quanto possível e quando se trata de arroz e massas, isto significa escuros ou integrais, porque essas variedades incluem mais fibras e nutrientes. (Quando o arroz polido foi produzido pela primeira vez houve uma epidemia de uma deficiência de vitamina B chamada beribéri. Um claro exemplo dos riscos para a saúde causados pelo processamento).


Mas como podemos diferenciar o bom do ruim?

Alimentos processados geralmente são definidos como alimentos preparados com aditivos químicos ou que foram submetidos a processos para alterar o seu sabor ou a sua vida de prateleira. Na sua forma mais extrema pode ser chamado de qualquer alimento com algo adicionado a ele que não ocorre na natureza. Muitos produtos que você pode nem ter pensado, são processados. Saladas embaladas em supermercados geralmente contêm alguns conservantes e produtos químicos adicionados no processo de lavagem e embalagem e por isso são, de alguma forma processadas.

Iogurte natural  ao "estilo grego", ao contrário do iogurte natural grego, é habilmente processado, usando uma variedade de aditivos, leite em pó e amidos para substituir o leite real e incrementar o sabor, a fim de simplificar o fabrico. Estes não aparecem na etiqueta.

A maioria dos nossos pães também é altamente processada e contém produtos químicos, conservantes e corantes para fazer parecerem mais escurecidos e saudáveis.

A OMS indignou muitos cidadãos europeus quando eles rotularam os alimentos favoritos de muitos países - do bacon às salsichas, do salame ao presunto - como processados e contendo possíveis substâncias carcinogênicas.

Ao longo do tempo, com truques e marketing, nos esquecemos de que os alimentos são feitos artificialmente para nós. Um estudo descobriu recentemente que cerca de 60 por cento das calorias da dieta dos adultos norte-americanos vieram de alimentos ultra-processados e mais de 10 por cento de moderadamente processados.

Nosso amor pelo bacon tem um custo. A maioria dos bacons que compramos tem os desagradáveis produtos químicos adicionados como nitritos e fosfatos que são usados para dar liga aos pedaços de carne e reter água. Este é o líquido leitoso que escorre para fora quando você os coloca na frigideira. Quando o bacon é aquecido a mistura de substâncias químicas naturais e artificiais produz toda uma gama de outros produtos químicos, muitos dos quais a OMS classificou como cancerígenos. Verifica-se que quanto mais produtos químicos adicionados e mais extrações utilizado no processo, maior o risco de substâncias cancerígenas produzem.

É possível encontrar toucinho curado usando métodos simples centenários. Há aldeias da Itália que produzem o seu próprio salame sem ter que adicionar as habituais infinidade de corantes, enzimas, extratores, ácidos, emulsionantes, aglutinantes, graneleiros e conservantes para converter a carne industrial em algo comestível. O que nos deve deixar nervosos é que o rótulo é enganoso e não permite ao consumidor saber a diferença entre um salame artesanal e um falso.

A regra geral do processamento de alimentos significa que os ingredientes mais baratos são combinados em todo o mundo usando produtos congelados que perderam o seu valor nutricional e sabor muito tempo atrás. Para fazê-los parecer uma comida apetitosa e com gosto de algo semelhante, adicionam muitos produtos químicos já que eles são permitidos.

Isto foi fácil - existem milhares de aditivos aprovados para escolher - até códigos E ganharam as manchetes e o público começou a equiparar com problemas de saúde. Como Joanna Blythman mostra em seu excelente livro dos bastidores Swallow This (Engula Isto), a indústria tem contornado isso usando nomes e variedades que soam menos fatais. Estes incluem a substituição de corantes por extratos vegetais e usando a palavra maltado em vez de amido modificado (E1422). Eles também ainda têm grandes quantidades de sal, açúcar e gordura adicionados na proporção certa para atingir o ponto de êxtase mágico que fazer os clientes voltarem.

Embora muitos dos produtos químicos e aditivos aprovados nos alimentos processados sejam teoricamente prejudiciais, surpreendentemente há pouca pesquisa realizada sobre os seres humanos e nenhum estudo de alta qualidade. Os dados mais próximos que temos vem de estudos observacionais muito grandes sobre os hábitos de centenas de milhares de pessoas. Eles descobriram que comer carnes processadas regularmente levou a um aumento do risco de doenças cardíacas, obesidade e um risco aumentado de câncer de cólon. Estes riscos são consideravelmente mais elevados do que apenas comer carne vermelha.

Existe um fator unificador que explique como os alimentos processados são ruins? A antiga história de terror do alto teor de gordura teve alguma verdade nisso quando tivemos muitos alimentos com gorduras trans artificiais - mas estes estão quase ausentes na maioria dos alimentos processados nos países sensatos. Sabemos agora, depois de ser dito o contrário durante anos, que a gordura saturada natural como parte de uma dieta equilibrada (como na dieta mediterrânea) não é prejudicial com moderação para a maioria das pessoas. Então, qual é o fator comum que está perturbando nosso corpo?

Muitas substâncias utilizadas no processamento de alimentos  realmente não aparecem no produto final, ou no rótulo. Todas as substâncias que são adicionadas aos alimentos industrializados precisam ser aprovadas como seguras para o consumo em humanos. Estes testes geralmente envolvem dar enormes quantidades aos pobres roedores de laboratório e ver como seus fígados e órgãos reagem.

Voltando aos intestinos humanos, perder a sua diversidade de espécies microbianas (geralmente há milhares) está associado com um aumento do risco de muitas doenças, bem como a obesidade. Nossos micróbios do intestino são muito sensíveis. Eu alimentei o meu (inicialmente disposto) filho de estudante Tom com uma dieta com hambúrguer e nuggets do McDonald por 10 dias e ele perdeu 40 por cento de sua diversidade de espécies. (Isto poderia ter sido devido ao aumento de aditivos químicos, bem como os efeitos da privação nutricional e fibras.) Duas semanas depois os pobres micróbios de Tom não tinham se recuperado aos níveis anteriores ao Big-Mac.

Então você deve ficar preocupado com todos os produtos químicos nos alimentos processados?
A resposta é sim.
Devemos nos preocupar com o que os fabricantes de alimentos estão se esquivando. Quando muitas vezes há ingredientes que não precisam constar do rótulo, fica quase impossível saber o que estamos comendo e como isso nos afeta. Todos estes produtos químicos podem ser perturbadores das nossas comunidades intestinais.

Até que os órgãos reguladores e os governos comecem priorizar a saúde dos seres humanos e suas
floras intestinais acima dos de alimentos baratos, vai continuar a ser praticamente impossível evitar alimentos processados. Então sugiro ter cuidado com alimentos em embalagens sofisticadas e longa vida útil e seguir o máximo possível esta máxima: se sua bisavó não reconhecesse como comida, evite.


Artigo publicado aqui. Tradução: Regiany Floriano



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