Pedras na Vesícula e a Pouca Gordura na Alimentação


Nossos órgãos não suportam os exageros na alimentação sem sofrerem consequências...

Muitas pessoas 'queimaram' o seu pâncreas após excederem cronicamente a sua tolerância individual aos carboidratos!

Também há vários casos de pancreatite pelo excesso de álcool, triglicerídeos e carboidratos. E os cálculos biliares, que são causados por dietas baixas em gordura.

Mas, até agora, ninguém teve qualquer problema com a vesícula devido ao consumo de gordura e proteína.

Texto publicado no site Diet Doctor e traduzido por Regiany Floriano



Os Cálculos Biliares e a LOW CARB


Será que os cálculos biliares melhoram ou pioram em uma dieta rica em gordura com baixo carboidrato, a LCHF?

É uma pergunta comum com uma resposta interessante.

A vesícula biliar armazena um líquido amarelo-verde fabricado no fígado: a bile, que é usada para digerir a gordura que você come. A pergunta é: Será que ingerir gordura é bom ou ruim para a vesícula biliar?

A resposta gordurofóbica  convencional:

A crença médica convencional hoje é que alimentos gordurosos podem resultar em pedras na vesícula. Isto é devido ao que acontece se você já tiver cálculos biliares na vesícula biliar e comer gordura: Um cálculo biliar pode ficar preso no caminho para o intestino e causar uma crise causada por um cálculo biliar (dor na parte superior direita do estômago).

O conselho convencional é, portanto, seguir uma dieta com pouca gordura - e tomar analgésicos se você tiver uma crise por cálculos biliares.

Se os ataques continuam, a vesícula biliar é removida por uma cirurgia de rotina e o problema geralmente desaparece. Provavelmente o efeito colateral será o de diminuir ligeiramente a capacidade de absorver gordura e nutrientes do que você come (há uma razão pela qual temos vesícula biliar).

O conselho do baixo teor de gordura convencional raramente faz diminuir as pedras biliares. Em vez disso, muitas vezes a situação fica pior com o tempo, até que a cirurgia seja necessária. Isso dificilmente é uma coincidência.

Como ter cálculos biliares

Se você come alimentos com pouca gordura, menos bile será necessária para digerir a comida. Mais tempo a bile permanecerá lá na vesícula biliar. Tempo suficiente, talvez, para para formar pedras. Tem-se observado que as pessoas que (em vez de gordura) comem mais carboidratos, estão em maior risco de ter cálculos biliares.

Tudo soa lógico. E há ainda mais evidências. Os riscos das dietas de baixa gordura foram testados pelo menos três vezes:

Estudos de dietas extremas de baixa gordura:

1 - Em um estudo com 51 pessoas obesas usando uma gordura dieta extremamente baixa de baixas calorias (apenas um grama de gordura por dia!) A vesícula foi examinada por ultra-som antes da dieta e depois de um e dois meses. Depois de um mês, quatro dos 51 participantes tinham desenvolvido novos cálculos biliares. Depois de dois meses, mais de um em cada quatro (13 pessoas) tiveram novos cálculos biliares! Isso em uma dieta quase sem gordura. Três participantes tiveram que remover sua vesícula biliar durante o estudo.

2 - Um estudo semelhante analisou 19 pessoas comendo uma dieta extremamente baixa em gordura e baixa em calorias ao longo de 16 semanas. No exame de ultra-som, no final do estudo, cinco pessoas (mais uma vez cerca de uma em cada quatro) tinha novos cálculos biliares.

3 - Um terceiro estudo comparou uma dieta com o teor de gordura extremamente baixo, com uma dieta ligeiramente mais elevada em gordura, durante 3 meses. Mais de uma em cada duas pessoas (6 de 11 pessoas) no grupo que comeu a dieta com extremamente baixo teor de gordura, desenvolveram novos cálculos biliares. Não aconteceu nada disto com ninguém do grupo comendo mais gordura.

Conclusão: Você quer ter cálculos biliares? Evite a gordura.


O que acontece se você fizer o contrário?

E se você fizer o oposto do conselho habitual? Comer regularmente alimentos com gordura? Consequentemente mais bile será utilizada para digerir o alimento. Os dutos biliares e vesícula biliar serão esvaziadas regularmente. Provavelmente nenhuma pedra vai ter tempo para se formar e os cálculos pré-existentes poderão (se você tiver sorte) ser expelidos para o intestino delgado.

O risco é de ter dores causadas pelos cálculos biliares no curto prazo - se você já tiver cálculos biliares.

A pergunta é: Você quer pensar a curto prazo (baixo teor de gordura) ou a longo prazo (mais gordura)?


Será que os alimentos ricos em gordura funcionam?

É lógico pensar que os alimentos com mais gordura podem resultar em uma vesícula biliar livre de cálculos biliares. Mas, até onde eu sei, nenhum estudo testou alimentos ricos em gordura com as pessoas com cálculos biliares.

Por outro lado eu sei que algumas pessoas que sofriam de problemas com cálculos biliares, estes desapareceram quando seguiram uma dieta LCHF. Às vezes, embora às custas de algumas crises iniciais causadas pelos cálculos biliares existentes.

Um site low carb sueco realizou uma pesquisa com seus membros. 145 pessoas que costumavam ter cálculos biliares responderam o que aconteceu desde que começaram a se alimentar seguindo a LCHF. Tome o resultado com uma grande pitada de sal, pois este tipo de pesquisa geralmente dá respostas muito pouco confiáveis:

Esta pesquisa dá algum apoio à teoria de que os alimentos ricos em gordura podem curar a doença dos cálculos biliares.


Os cálculos biliares e as pedras nos rins

Os pacientes com pedras nos rins recebem o melhor conselho. Eles são orientados a beber uma grande quantidade de líquidos, aumentando a produção de urina, de modo que as pedras não tenham tempo para se desenvolver. Se a pessoa tem pedras nos rins, este conselho pode causar um doloroso ataque de cálculos renais no inicio - mas mesmo assim ainda é aconselhada a beber muito liquido.

A razão pela qual damos o conselho oposto quando se trata dos cálculos biliares, pode ser o medo obsoleto da gordura. Se tivéssemos medo da água, os pacientes com pedras nos rins poderiam ser aconselhados a evitar a beber para evitar crises renais. Se eles não melhorassem seus rins seriam removidos cirurgicamente.



___________________

Leia também um artigo do Dr Souto sobre a VESÍCULA 

Gordura não te faz engordar


Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram

 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.