Cansei de ser gorda, agora sou LOW CARB


Mudar os hábitos alimentares não é uma tarefa fácil, é quase como nadar contra a correnteza... Todo mundo comendo o que todo mundo come e você, não...

Mas se você chegou ao mundo Low Carb, considere-se um(a) privilegiado(a), afinal até a Rainha é Low Carb!! Quem me dera eu ter descoberto tudo isto antes!

Porém o que eu tenho visto ultimamente é muita gente caindo na Low Carb (LC) de paraquedas. Uns porque "foram colocados" num grupo, outra porque uma amiga está fazendo esta dieta, outra porque leu que uma atriz fez um jejum pra emagrecer depois da gravidez, e muitas outras pelas informações divulgadas pelas redes sociais. Felizmente, a internet está democratizando a medicina e a nutrição e as pessoas têm aprendido muito. Mas na internet também tem muita informação distorcida. Verifique as fontes das informações!

Sim, a Low Carb emagrece. 
Sim, jejum emagrece, mas tudo depende de vários fatores... o primeiro deles é a INFORMAÇÃO e o segundo é a SUA VONTADE.

Não entre na Low Carb sem antes ler e ENTENDER como funciona. Se não tiver um profissional que siga esta linha na sua cidade pra ter dar as orientações, ou não tiver condições de pagar por um, ESTUDE, leia livros, informe-se! Comece por aqui e pelo Blog do Dr Souto


Não entre na louca, misturando gorduras do bem com carbos do mal, comendo queijo branco ou iogurte light "pra não engordar", ou fazendo um moooonte de receitinhas "fit" que vê nos grupos. Não entre pensando quando vai sair. Não entre pensando no "Dia do Lixo".Não entre pra se lamentar várias vezes que "jacou" e outros "mi mi mis".  Não entre esperando um milagre! Cada corpo reage de um jeito, quem tem mais peso a perder, perde mais no começo e tem gente, como eu, que perdeu MENOS DE UM QUILO POR MÊS! Lembre-se, um passo após o outro, para seguir uma longa caminhada.



Comprometa-se com si mesmo! Em qualquer situação, uma escolha representa uma renuncia, e com a Low Carb não é diferente. 

Sim, seguindo a LC você vai deixar de comer pão, pizza, macarrão, deixar de beber refrigerantes, cerveja, etc., mas vai poder comer inúmeras coisas saborosas sem culpa. 
Ah, dizer que comemos BACON é a nossa maior satisfação e provocação, mesmo que nem comamos tanto quanto dizemos comer... hehehe. 



OBSTÁCULOS

Ao longo do tempo seguindo a LC, enfrentamos várias situações inusitadas, como a primeira vez que me vi numa festinha de aniversário e por não estar com fome quando saí de casa, nem lembrei de levar umas castanhas. Fazia pouco mais de 2 meses que estava na LC mantendo meus carboidratos perto dos 30g/dia, então eu não poderia comer nem um brigadeiro. A única coisa que coloquei na boca durante a festa toda, foi água. Sobrevivi! Foi meu primeiro desafio e fiquei muito orgulhosa de mim!

Sim, é possível passar um longo período sem comer. É possível estar num aniversário, numa festa junina, ou numa reunião de trabalho e simplesmente não comer NADA! É claro que isto será bem mais fácil depois que você estiver lipo-adaptado, mas é a sequencia natural da LC. 
A forma como a pessoa se comporta numa festa seguindo a LC depende muito da sua determinação, de quanto está compromissada com sua saúde e/ou perda de peso. Tem gente que dá 3 passos pra frente e 2 pra trás... e depois fica se lamentando: "Jaquei", "Esta dieta não é pra mim", ou "porque todo mundo perde muitos quilos na LC e eu não?" É claro que poderão ocorrer deslizes, mas você deve evitá-los ao máximo. Veja o que o Dr Souto diz sobre isto.
Não precisa ter vergonha em recusar um pedaço de bolo, ou querer se justificar porque não está comendo os salgadinhos, pois isto dificilmente resolverá. Nem sempre a gente consegue explicar em poucas palavras porque come muitos ovos, mas não deve comer o pedaço de bolo. As pessoas vão insistir dizendo: "só um pedacinho não faz mal", "amanhã você corre atrás do prejuízo", ou qualquer outra desculpa pra te levar de volta pra velha briga com a balança... RESISTA com convicção! A sensação de superação é ótima! E vai por mim, a ressaca do trigo/açúcar é péssima!


Imagina enfrentar um banquete abarrotado de "carbos"! É melhor comer em casa antes. Assim você chega lá e fica de boa. Se não der pra comer antes, aproveita e estica o jejum. Ninguém te obriga a comer. Ocupe suas mãos para não beliscar: segure uma carteira, um copo, coloque a mão no bolso ou invente. Seja mais forte do que a sua maior desculpa.



Mas como é estar 100% Low Carb (ou quase isto)?

Quando já estamos bem adaptados à LC, nosso pensamento muda: Comemos pra viver e não vivemos pra comer, como muitos faziam (eu era uma). Nada de comer a cada 3 horas e lanchinhos o dia todo. E por incrível que pareça, a fome some!

- Low Carb não é um regime temporário, é um estilo de alimentação. Não é preciso contar calorias, não é pra passar fome, mas no começo talvez seja interessante usar um aplicativo (tipo o FatSecret) para se familiarizar com as quantidades dos carboidratos e acompanhar a "involução das suas medidas". Se estiver ficando com fome ou com muita vontade de comer doces e outros carboidratos, pode ser um indicio que você está fazendo algo errado.


- É pensar numa festa como uma ocasião para encontrar pessoas queridas (agora a comida não é mais tão importante numa comemoração).Outra coisa boa é ouvir os elogios do tipo: "Nossa! Como você emagreceu!" 

- Não é ficar se lamentando pelo que vai deixar de comer, pois muitas coisas simplesmente não fazem mais parte da nossa alimentação. 


- É ver o pessoal acompanhando disfarçadamente (ou declaradamente) o que você coloca no prato... Ouvir os comentários, explicar ou deixar pra lá... "Só os fortes entenderão".

- É comer só quando tem fome, esquecer de comer, comer um monte num dia e comer quase nada no outro. É seguir os instintos, e não o relógio ou as convenções que distorceram nosso metabolismo. É ficar em jejum e sentir-se livre!

- É economizar no mercado, e virar freguês da barraca da feira e do açougue. Arranjar uns fornecedores de ovos caipiras e de cortes suínos defumados pra atender a demanda! rsrsrs

É isso aí. O importante é ter as informações, colocar em prática e começar a perceber os sinais do seu corpo, afinal ninguém o conhece melhor do que você. Como diz Jimmy Moore, um dos grandes nomes da Low Carb: "Experimente, descubra o que funciona para você, trace um plano e siga-o".

Se quiser saber como aproveitar o máximo que a Low Carb pode te oferecer, participe do Curso Low Carb pelo whatsapp e aprenda tudo que você precisa saber pra colocar em prática este estilo de alimentação que traz tantos benefícios. Clique aqui e saiba mais!

Veja mais algumas informações pra te ajudar na Low Carb:


Antes de começar a Low Carb leia as respostas do Dr Souto às duvidas mais frequentes




Sugestões de livros e programas sobre a Dieta Paleo - Low Carb? Veja aqui


Receba as novidades do Menos Rótulos por e-mail:
   


 Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram

 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.