SEBO é BOM!!!

Se alguma vez você disser que cozinha com SEBO, provavelmente vai causar uma variedade de reações: choque, nojo, confusão, olhares em branco, porque as pessoas não têm ideia do que você está falando.

O sebo é basicamente a mesma coisa que banha, só que vem de um bovino em vez de um porco. É uma gordura "à moda antiga", uma alternativa saudável para a gordura vegetal e óleos refinados.


Foi na década de 1970, que a indústria de óleos vegetais ganhou poder com as propagandas dos (supostos) benefícios de gorduras poli-insaturadas, que convenceram as pessoas a trocarem a banha e o sebo pelos óleos industrializados.

Mas... Se as gorduras saturadas como as do sebo e da banha causassem problemas de saúde como as doenças cardíacas, então porque que as doenças do coração atingem números alarmantes hoje, quando quase ninguém mais usa o sebo e a banha?

Infelizmente, ainda somos incentivados a usar os óleos de sementes e vegetais poli-insaturados altamente refinados, que são provavelmente os maiores contribuintes para a obesidade, diabetes, doenças cardíacas e câncer. A razão disto é que estes óleos vegetais são altamente refinados e contêm elementos tóxicos. Eles também são instáveis quando submetidos ao calor e isso faz com que oxidem. A oxidação produz os radicais livres que danificam as células, tecidos e órgãos no corpo. Este dano inclui os danos da membrana celular, o que é a base de muitas doenças.



OS BENEFÍCIOS DO SEBO


Uma grande vantagem do sebo, é que ele é estável a altas temperaturas, o que significa que é excelente para fritar!

As gorduras saturadas de animais saudáveis, humanamente criados a pasto são protetoras e necessárias para o corpo humano. Estas são as gorduras que os nossos ancestrais comeram por séculos, muito antes das refinarias de petróleo serem criadas.

O sebo é uma fonte excelente de niacina, vitaminas B6, B12, K2, selênio, ferro, fósforo, potássio e riboflavina. O sebo bovino de animais alimentados a pasto contém elevada quantidade de ácido linoleico conjugado (CLA), que é um agente de resistência ao câncer e pode ajudar a reduzir a gordura abdominal. Ao contrário da concepção popular, o sebo é bom para a saúde, pois a gordura do sebo é semelhante à gordura dos músculos do coração. Estudos recentes têm mostrado que os seres humanos precisam de pelo menos 50% de gorduras saturadas, como as do sebo e da banha de porco, para manter o coração bombeando firme e saudável. O sebo de animais criados a pasto também contém uma pequena quantidade de vitamina D, semelhante à banha.




razões para usar O sebo bovino

Aqui estão algumas razões para usar sebo bovino:

1: Para cozinhar sob calor elevado esta é uma das melhores gorduras, por permanecer estável com um ponto de fumaça alto sem a formação de radicais livres.

2: Consumir o sebo bovino ajuda a ter ossos fortes pela quantidade de vitamina D nesta gordura. No entanto, a banha é provavelmente a melhor fonte de vitamina D.

3: gorduras saturadas, como o sebo bovino proporcionam uma excelente fonte de energia para o corpo humano. Muitos dos problemas que as pessoas têm como a síndrome metabólica, pré-diabetes e diabetes são devidos à ingestão de grande quantidade de calorias vazias dos carboidratos refinados. Isto requer uma grande quantidade de insulina para regular o açúcar no sangue e para armazenar o excesso de calorias como gordura. A necessidade constante de insulina gera os problemas da resistência à insulina que desenvolve o diabetes.

Se as pessoas comessem mais gordura (boa) e menos açúcar seriam muito mais saudáveis!

O único problema com o sebo e banha de porco é que eles normalmente são difíceis de encontrar nos dias de hoje, a menos que você tenha acesso a um açougue antiquado. Você pode encontrar banha nas mercearias ou mercados, mas leia as informações do rótulo e não compre o produto com a palavra HIDROGENADA. Geralmente o que é hidrogenado é tão ruim para você como o que é refinado. Então, será melhor aprender a processar o sebo por conta própria!



Aprenda como preparar o SEBO:


Ingredientes


- Gordura da carne de qualidade (sebo) de animais alimentados a pasto - qualquer gordura da carne pode ser usada como sebo, mas "a folha de gordura" que se encontra em torno dos rins, é a melhor.
- Panela grande ou panela elétrica

- frascos de vidro limpos para o armazenamento (boca larga)
- Gaze ou outro pano para filtrar
- Tempo...



Instruções

- Remova a gordura da carne e coloque em um recipiente para levar à geladeira até o dia seguinte, porque a gordura fria é muito mais fácil de ser manuseada.

- Corte a gordura da carne em pedaços bem pequenos, e separe os pedaços de carne, sangue, cartilagem, e tudo aquilo que você pode encontrar aderido ao sebo, incluindo o “revestimento de celofane" em torno da “folha de gordura”. 

- Uma vez cortada, passe a gordura pelo processador de alimentos (muito mais fácil se estiver fria) até que atinja a consistência de carne moída. Se você não tiver um processador, basta cortar a gordura em pedaços pequenos.




- Despeje a gordura picada em uma panela grande ou panela elétrica e deixe cozinhando durante várias horas em fogo bem baixo para começar a fusão (derreter).

- De vez em quando verifique a gordura e mexa para se certificar de que não está queimando.

À medida que a gordura vai derretendo lentamente as “impurezas" flutuam. Dá pra ver um líquido claro na parte inferior e pedaços crocantes flutuantes na superfície.


- Peneire o sebo com um pedaço de gaze ou tecido para remover todos os fragmentos flutuantes (você pode colocar o sua gaze/pano dentro de uma peneira para facilitar).


- Despeje em frascos e deixe esfriar e endurecer à temperatura ambiente.










O sebo pode ficar à temperatura ambiente durante uma semana ou mais, mas você pode refrigerar ou congelar se quiser armazenar por mais tempo (dura de vários meses a um ano no congelador).



Quando preparamos o Caldo de Ossos, a gordura formada na superfície do caldo frio, também pode ser considerada como sebo.







Use a gordura do sebo para fritar batatas fritas, e outras receitas que peçam gordura. 
E também pode ser usado para fazer velas artesanais!









Fontes:





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 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.