Aplicativos para Perda de Peso usam a Matemática e não a Biologia

Perder peso não é uma simples equação matemática, calorias que entram menos calorias que saem, mas os aplicativos para perda de peso não vão muito além disto...


Aplicativos falhos: Perda de peso não é apenas um jogo de números, é um jogo nutricional.

Falha Épica: Aplicativos para Perda de peso não  impressionam os Pesquisadores


Texto original aqui. Tradução Regiany Floriano



Cada vez mais pessoas estão recorrendo aos aplicativos para ajudá-los a perder peso. Mas isto pode não estar ajudando, de acordo com nova pesquisa da Universidade de Sydney.

"Não existem normas ou regulamentos para os aplicativos", diz a autora principal Juliana Chen, nutricionista e candidata a PhD no Centro de Charles Perkins e Faculdade de Ciências.

Chen e sua equipe analisaram 800 aplicativos antes de se limitarem aos 28 que visam especificamente a perda de peso.

Cada aplicativo foi testado por cinco dias e avaliado com base na credibilidade e precisão de suas informações, a inclusão de recursos avançados (como scanners de código de barras), e a probabilidade de mudança de comportamento em relação à saúde.

Os melhores tinham "componentes motivacionais", incluindo elementos de jogos como recompensas, desafios, pontos e avaliações.

Globalmente, porém, os aplicativos não conquistaram nenhum pesquisador da área de emagrecimento.

São vários os problemas evidentes.

"Menos de um terço dos aplicativos registrados é de autoria de um profissional de saúde", diz Chen.
Menos de metade dos aplicativos incluíam informações sobre alimentação saudável e as medidas em quilojoule  [N. T.: medida de calorias] utilizadas nas aplicações não eram sequer precisas.

Alguns erraram por 1001 quilojoules do valor real do alimento.

As ferramentas de contagem de quilojoules eram o componente principal ou único de muitos dos aplicativos, e ainda, a Ciência da Nutrição e a Ciência do Emagrecimento mudaram bastante a contagem de calorias nos últimos anos.

"O 'mito de calorias' é um dos mais difundidos ... e o mais prejudicial", diz Kris Gunnars do site Authority Nutrition. "'Uma caloria é uma caloria É uma caloria", eles dizem que não importa se você come 100 calorias de doces ou brócolis, elas vão ter o mesmo efeito sobre o seu peso.

“Mas quando se trata de seu corpo, as coisas não são tão simples”.
“O corpo humano é um sistema bioquímico de alta complexidade com os processos elaborados que regulam o balanço energético”.
“Diferentes alimentos passam por diferentes vias bioquímicas, algumas das quais são ineficientes e causam perdas de energia (calorias) como calor”.
"Ainda mais importante é o fato de que diferentes alimentos e macronutrientes têm um grande efeito sobre os hormônios e os centros cerebrais que controlam a fome e o comportamento alimentar".

Na verdade, as pesquisas mais recentes mostram que os corpos das pessoas respondem de formas consideravelmente diferente aos mesmos alimentos.

Chen diz que uma abordagem alimentar personalizada é a maneira mais eficaz para resolver problemas de peso e de saúde.

"Usando um aplicativo para ajudar na perda de peso pode ser útil para pessoas que querem ter uma ideia melhor da quantidade de alimentos e quilojoules (calorias) que estão comendo por dia", disse ela.
“No entanto, você precisa ser uma pessoa altamente motivada para manter o registro do que come ao longo de um período de tempo prolongado”.

"O que leva à perda de peso mais eficaz é usar um aplicativo em conjunto com as orientações para a perda de peso de um profissional de saúde, que pode ajudá-lo estabelecendo metas e identificando as dificuldades e as facilidades para seguir seu plano. Infelizmente este tipo de acompanhamento personalizado, e as avaliações simplesmente não estão disponíveis em um aplicativo”. 



_________________








Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram


 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.