DIRETRIZES ALIMENTARES AMERICANAS de 2015 - por Zoe Harcombe

As Diretrizes Alimentares Americanas de 2015, apesar de serem renovadas a cada 5 anos, ainda não acompanham os avanços das recomendações nutricionais comprovadas pelos estudos científicos.



Texto original publicado em 11 de janeiro de 2016 e traduzido por Regiany Floriano

Por Zoë Harcombe


Você sabia que, até o último trimestre do século XX, as recomendações nutricionais de saúde pública nos EUA e Reino Unido focavam nas quantidades mínimas, para garantir que as populações consumissem a quantidade adequada de nutrientes? "As Quatro Bases Fundamentais de um Plano Alimentar" dos EUA de 1950-1970 recomendavam quatro ou mais porções de pão e cereais diariamente, duas xícaras ou mais de leite e duas ou mais porções de carne (Ref 1). O Reino Unido fazia as recomendações a partir dos micronutrientes; até a primeira orientação sobre os macronutrientes ser introduzida em 1950, com as recomendações da Associação Medica Britânica, de que a ingestão de gordura da dieta devesse fornecer um mínimo de 25% das calorias diárias (Ref 2).

As primeiras diretrizes alimentares de saúde pública a ajustarem os consumos máximos foram as anunciadas pela Comissão Especial sobre Nutrição e Necessidades Humanas dos EUA em 1977 (Ref 3). Estas foram seguidas pelas Recomendações Nutricionais (Carter, 1977) de Saúde Pública do Reino Unido emitidas pelo Comitê Consultivo Nacional de Educação Alimentar em 1983 (Ref 4). As recomendações dietéticas em ambos os casos focavam em um macro nutriente, a gordura, e uma parte componente desse macro nutriente, a gordura saturada. Os objetivos específicos eram: I) reduzir o consumo de gordura total até 30% do consumo total de energia e II) reduzir o consumo de gordura saturada a 10% do consumo total de energia.

Como existem apenas três macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), e uma vez que a proteína tende a permanecer relativamente constante em qualquer plano ou dieta à base de animais em cerca de 15%, se a gordura está limitada, os carboidratos  aumentam (e o contrário também acontece - se carboidratos são restritos, a gordura aumenta). Gorduras e carboidratos são as duas variáveis que mais dependem da dieta. Como as dietas humanas restringiram a gordura para 30%, então os carboidratos aumentaram para 55-60% do nosso consumo alimentar. Uma vez que estas diretrizes foram introduzidas, as epidemias de obesidade e diabetes tipo 2 se desenvolveram: coincidência ou causa?


Diretrizes Alimentares Americanas de 1980

A primeira edição da famosa publicação americana, concedida a cada cinco anos, saiu em 1980. Ela apresentou os pontos de vista do Comitê Especial de 1977 em um formulário destinado a ser digestível (desculpe o trocadilho), por todos os americanos. A publicação de 1980, redigida em conjunto pelo Departamento de Agricultura dos EUA e o Departamento de Saúde, Educação e Bem-Estar dos Estados Unidos, tinha sete orientações nutricionais:

1) Coma uma variedade de alimentos;

2) Mantenha o peso ideal;

3) Evite o excesso de gordura, gordura saturada e colesterol;

4) Coma alimentos com amido e fibra adequada;

5) Evite o excesso de açúcar;

6) Evite o excesso de sódio;

7) Se você beber, faça-o com moderação.

Tudo muito vago e inútil, para ser honesta - "manter o peso ideal"- fazendo exatamente o que?! Quanto é “muito"?! O que se entende por "adequado"?!


As Diretrizes Alimentares Americanas de 2015

Avance 35 anos no tempo e as Diretrizes Alimentares são analisadas como nenhum outro documento de saúde americano. Elas foram publicadas no dia 7 de Janeiro de 2016, e me divertiram por si só. A comissão conhece com cinco anos de antecedência as orientações que serão apresentadas em 2015, eles têm 365 dias para publicá-las e ainda eles estavam atrasados!

Há cinco diretrizes na última edição:

"1) Siga um padrão alimentar saudável ao longo da vida. Todas as escolhas de alimentos e bebidas importam. Escolha um padrão alimentar saudável com um nível de calorias adequado para ajudar a atingir e manter um peso corporal saudável, com uma adequada dose de nutrientes e reduzindo o risco de doenças crônicas."

"2) Concentre-se na  variedade, densidade nutricional, e na quantidade. Para atender às necessidades de nutrientes dentro dos limites de calorias, escolha uma variedade de alimentos ricos em nutrientes dentre todos os grupos de alimentos e nas quantidades recomendadas."

"3) Limite as calorias dos açúcares e gorduras saturadas e reduza a ingestão de sódio. Consuma num padrão alimentar baixo em açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. Corte os alimentos e bebidas mais elevados nesses componentes para que os valores se ajustem dentro de padrões alimentares saudáveis."

"4) Prefira alimentos e bebidas mais saudáveis. Escolha alimentos e bebidas densos em nutrientes tanto dentro como entre todos os grupos alimentares no lugar de opções menos saudáveis. Considere as preferências culturais e pessoais para tornar essas mudanças mais fáceis de realizar e manter."

"5) Mantenha padrões alimentares saudáveis para todos. Todo mundo tem um papel para ajudar a criar e manter padrões alimentares saudáveis em várias configurações em todo o país, de casa para a escola, para funcionar em comunidade".

Blá, blá, blá ... Quando muito, estas são mais vagas e inúteis do que as diretrizes originais de 1980. Elas são certamente mais detalhadas. Eles são, no entanto, complementadas com recomendações específicas, supostamente estabelecendo como alcançar estas orientações gerais:

 “Consuma um padrão alimentar saudável, que corresponde a todos os alimentos e bebidas dentro de um nível de calorias adequado”.


"Um padrão alimentar saudável" inclui:

- Uma variedade de vegetais de todos os subgrupos - legumes verde escuros, vermelho e laranja, (feijões e ervilhas), amido, e outros;

- Frutas, especialmente frutas inteiras;

- Grãos, pelo menos, metade dos quais cereais integrais;

- laticínios com baixo teor de gordura ou livre de gordura, incluindo leite, iogurte, queijo, e / ou bebidas de soja enriquecidas;

- Uma variedade de alimentos ricos em proteínas, incluindo frutos do mar, carnes magras e aves, ovos, leguminosas (feijões e ervilhas) e nozes, sementes, e produtos de soja;

- Óleos.


"Um padrão alimentar saudável" limita:

- As gorduras saturadas e as gorduras trans, açúcares adicionados, e sódio.”


"Recomendações quantitativas":

- Consuma menos de 10 por cento de calorias por dia de açúcares adicionados;

- Consuma menos de 10 por cento de calorias por dia de gorduras saturadas;

- Consuma menos de 2.300 miligramas (mg) de sódio por dia;

- Se o álcool for consumido, deve ser consumido com moderação - até um drinque por dia para mulheres e até duas doses por dia para homens - e somente por adultos com idade legal para beber".



As quatro coisas interessantes sobre as últimas diretrizes:

1) O colesterol da dieta:

A recomendação para limitar a ingestão de colesterol alimentar para 300 miligramas por dia tem prevalecido nos EUA desde 1977 (Ref 3). Esta foi retirada das orientações de 2015. O relatório do Comitê Consultivo das Diretrizes Alimentares (DGAC), a partir de fevereiro 2015, declarou que esta recomendação não seria incluída, porque as evidências disponíveis não mostram nenhuma relação significativa entre o consumo de colesterol dos alimentos e o colesterol no sangue (Ref 5). Todos esses anos demonizando alimentos super-nutritivos, como ovos e frutos do mar, foram pra nada. Não havia nenhuma evidência.

2) Gordura total:

O DGAC deu um passo mais longe das orientações dietéticas originais por não conter nenhuma recomendação sobre a gordura total e uma mudança na posição sobre a gordura na dieta e doença cardiovascular (DCV). O relatório consultivo documentou as conclusões da meta-análise de Skeaff, Siri-Tarino, Hooper e Chowdhury (Refs 6-9) e concluiu que a redução da gordura total não reduz o risco de DCV.

O artigo da minha PhD do mesmo mês, afirmou o mesmo: não havia nenhuma prova contra a gordura total para óbitos cardíacos ou mortes por qualquer causa.


3) gordura saturada:

Infelizmente, o fato de que também não há provas contra a gordura saturada foi um passo demasiado longe para o comitê das diretrizes dietéticas de 2015 reconhecesse. Por conseguinte, a orientação sobre a gordura saturada foi reiterada, com a mesma recomendação, para consumir menos de 10% das calorias totais de gordura saturada por dia.

A consequência evidente da ausência da recomendação sobre a gordura total, enquanto se mantém a orientação de gordura saturada, é que o consumo de gordura insaturada pode ser aumentado livremente. Isto é precisamente o que a Unilever e empresas de alimentos falsos querem que aconteça, como eles substituíram, por exemplo, a manteiga por óleos vegetais de baixa qualidade e mais baratos. Eles têm reformulado vários produtos de comida lixo para serem ricos em óleos vegetais baratos e pobres em ingredientes naturais. Eles inventaram os produtos lácteos de baixa gordura, por serem aprovados pelas diretrizes, e substituíram o sabor perdido da gordura pelo açúcar, mais barato e nutricionalmente inútil. O que traz a...


4) adição de açúcar:

Não foi amplamente divulgada uma das sete diretrizes dietéticas originais de 1980 que era "Evite muito açúcar". Isto foi em grande parte perdido / ignorado – ou o que quer que tenha acontecido - a preocupação e consciência com o açúcar só veio realmente à tona nos últimos dois anos (ainda que como uma ressurreição da década de 1970, do trabalho do Professor John Yudkin).

As orientações de 2015 especificam que as pessoas devem ter menos de 10% da sua ingestão de calorias sob a forma de açúcar adicionado. Para uma mulher típica, consumindo cerca de 2.000 calorias por dia, isto seria 200 calorias de açúcar adicionado - ou 50 gramas de açúcar sendo 4 calorias por grama. Isso é muito.

Muito mais importante, no entanto, é a continuação da ignorância nutricional que temos nesta confusão dietética. Ao recomendar menos açúcar, as Diretrizes Alimentares estão simultaneamente aconselhando mais frutas, mais grãos, mais feijão / leguminosas, mais amido - todas as coisas que são, ou se decompõem em açúcar. As diferentes formas de açúcar estão listadas aqui, onde a fruta é usada como um exemplo para mostrar que é essencialmente açúcar, com muito menos nutrientes do que as pessoas pensam.


Coma comida de verdade!

A única orientação que o governo dos EUA precisava dar era "Comer comida de verdade"! A única questão então seria - o que deve que ser a verdadeira comida? Se escolhermos os alimentos pelos micronutrientes que eles proporcionam (vitaminas e minerais), a resposta seria óbvia. Precisamos priorizar carnes, peixes, ovos, laticínios, vegetais sem amido e sementes de girassol. Frutas, grãos e vegetais ricos em amido realmente não.

Sugiro isto por três razões principais - a pressão pela indústria de alimentos falsos; a ignorância por parte do painel de orientações dietéticas; e uma relutância em mudar pontos de vista, pois isso seria visto como uma admissão de erros anteriores - as orientações para 2015 são o que são. Os americanos estão presos a maus conselhos por mais 5 anos, assim como eles estiveram durante os 35 anos anteriores. As pessoas inteligentes vão ignorar estas orientações e seguir por si mesmas sabendo que a comida de verdade é a única escolha e que comida de verdade é substancialmente melhor do que os outros alimentos.

Como Sally Fallon Morell afirma "A evolução não é mais a sobrevivência do mais apto, mas a sobrevivência do mais sábio”.

Seja sábio!


Referências:

Ref 1: Davis C, Saltos. E. Dietary Recommendations and How They Have Changed Over Time,. In: United States Department of Agriculture ERS, editor. Agriculture Information Bulletin No (AIB-750) 494 pp; 1999.

Ref 2: Foster R, Lunn J. 40th Anniversary Briefing Paper: Food availability and our changing diet. Nutrition Bulletin 2007; 32(3): 187-249.

British Medical Association. Summary of dietary allowances based on the recommendations of the British Medical Association. London: HMSO; 1950.


Ref 3: Select Committee on Nutrition and Human Needs. Dietary goals for the United States. First ed. Washington: U.S. Govt. Print. Off.; February 1977.

Ref 4: National Advisory Committee on Nutritional Education (NACNE). A discussion paper on proposals for nutritional guidelines for health education in Britain. 1983.

Ref 5: Dietary Guidelines Advisory Committee. Scientific Report of the 2015 Dietary Guidelines Advisory Committee. In: Department of Health and Human Services (HHS), editor.; 2015. p. 571.

Ref 6: Skeaff CM, Miller J. Dietary fat and coronary heart disease: summary of evidence from prospective cohort and randomised controlled trials. Ann Nutr Metab 2009; 55(1-3): 173-201.

Ref 7: Siri-Tarino PW, Sun Q, Hu FB, Krauss RM. Meta-analysis of prospective cohort studies evaluating the association of saturated fat with cardiovascular disease. The American journal of clinical nutrition 2010; 91(3): 535-46.

Ref 8: Hooper L, Summerbell CD, Thompson R, et al. Reduced or modified dietary fat for preventing cardiovascular disease.Cochrane database of systematic reviews (Online) 2011; (7): CD002137.

Ref 9: Chowdhury R, Warnakula S, Kunutsor S, et al. Association of Dietary, Circulating, and Supplement Fatty Acids With Coronary Risk: A Systematic Review and Meta-analysis. Ann Intern Med 2014; 160(6): 398-406.

  
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