Qual é a pressão arterial recomendada para alguém com mais de 70 anos?


Embora haja um debate sobre com que agressividade a a pressão arterial elevada deve ser tratada em pacientes mais velhos, a definição de uma pressão arterial saudável não muda com a idade para a população em geral.

A pressão arterial normal é uma leitura abaixo de 120/80. O número superior, 120, é a pressão sistólica, quando o coração bate e está bombeando sangue. O número inferior, 80, é a pressão diastólica, quando o coração está em repouso entre os batimentos. A pressão sanguínea saudável seria inferior a esses dois números, indicando um baixo risco de ataques cardíacos e derrames.
A pressão arterial elevada começa no 140/90. As medições neste intervalo são consideradas  pré-hipertensão.

Especialistas discordam se os pacientes mais idosos devem ser tratados com medicação para ter a sua pressão arterial abaixo de 140/90, o que muitas vezes requer o uso de várias drogas, que podem interagir com outros medicamentos, e o tratamento pode causar tonturas e aumentar o risco de quedas.

No ano passado, um grupo de especialistas relaxou as recomendações para as pessoas 60 anos ou mais, dizendo que tratamento medicamentoso só deve começar a pressões de 150/90. Essas orientações, publicadas na revista JAMA, recomendam que as pessoas com 60 anos ou mais que tenham a pressão acima de 140/90, mas inferior a 150/90, poderiam tomar outras medidas, como a perda de peso, praticar exercícios e reduzir a ingestão de sal, disse o Dr. Paul A. James, o primeiro autor. Mas os pacientes de 60 ou mais velhos, que já tomam medicação para ter a sua pressão abaixo de 140/90, não devem fazer mudanças, disse ele.

O Colégio Americano de Cardiologia recomenda ainda manter a pressão arterial abaixo de 140/90 em pessoas até 80 anos de idade, e a American Heart Association diz que a pressão arterial deve ser inferior a 140/90 até cerca de 75 anos, altura em que, o Dr. Elliott Antman, recente ex-presidente da Associação do Coração disse, "nós poderíamos permitir que a pressão arterial subisse para 150".

Mas as recomendações de tratamento para todos poderão, em breve, serem mais agressivas. Em setembro, as autoridades de saúde federais encerraram abruptamente um grande estudo em adultos com 50 anos e mais velhos, com alto risco de doença cardíaca, quando se tornou claro que a redução da sua pressão sistólica para menos de 120 em vez de 140, reduziu drasticamente o risco de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral. Novos dados do estudo foram lançados no mês passado. Grupos médicos irão rever os dados para decidir como eles podem mudar as recomendações atuais.

_____________________________





Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram