Peixe enlatado ou fresco?


O que é melhor? Peixe fresco ou enlatado?
Se o enlatado for a sua única opção, é melhor que nada de peixe.

Ask Well: Pescado em lata vs peixe fresco.
Artigo do The New York Times, traduzido por Regiany Floriano. O original está aqui.

Será que peixes como atum e salmão enlatados têm o mesmo valor nutricional do que o peixe fresco?

Os produtos enlatados são certamente mais baratos, disponíveis e convenientes.

Sim, peixes frescos e enlatados têm aproximadamente o mesmo valor nutricional, de acordo com especialistas do Banco de dados de Nutrientes do Departamento Nacional de Agricultura dos Estados Unidos. E entre comer um ou outro não é uma escolha óbvia, porque cada um tem vantagens e desvantagens, disse Alice Lichtenstein, professora da Escola Friedman de Nutrição e Ciências Políticas da Universidade de Tufts.

Enlatados tendem a ser mais baratos e mais fáceis do que o produto fresco, com uma vida útil mais longa. Mas também tendem a ter mais sódio do que fresco, ela disse, e muitas pessoas preferem o sabor do fresco.

Conservas de peixe também são mais prováveis que seja de peixes selvagens do que de criação, disse Kristin Kirkpatrick, nutricionista e gerente de Serviços do Instituto Cleveland de Bem-Estar Clínico; observou-se que alguns tipos de peixes de criação, tem elevada carga de poluentes. Além disso, conservas de peixes como a sardinha, geralmente fornecem mais cálcio, porque os ossos, ricos em cálcio, são amolecidos pelo processamento e, portanto, mais propensos a serem ingeridos.

Em termos de níveis de mercúrio, uma preocupação especial para as mulheres grávidas, a Dra. Lichtenstein disse que ela suspeita que as conservas de peixe, como salmão, provavelmente, contenham menos mercúrio do que fresco, porque os peixes de tamanho menor, que têm menos mercúrio do que as maiores, tem maior probabilidade de acabar em latas.

Se você escolher enlatados, as conservas de peixe em óleo conservam mais ácidos graxos ômega-3 do que pescado em água, considerado um ótimo nutriente para o cérebro. Ms. Kirkpatrick disse que o óleo ajuda a manter os nutrientes no peixe. O óleo acrescenta calorias extras, mas se a embalagem em óleo significa que alguém vai comer peixe que não teria de outra forma, vale a pena, disse o Dr. Lichtenstein.

"Conclusão", disse Kirkpatrick, "(peixe) é importante para obter o seu ômega-3, e uma das maneiras mais fáceis e mais acessíveis para fazer isso é através dos enlatados. Você não vai economizar na nutrição".




Sugestões de livros e programas sobre a Dieta Paleo - Low Carb? Veja aqui

Receba as novidades do Menos Rótulos por e-mail:
   

 Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram

 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.