Dicas pra manter o peso nas Festas de Final de Ano

Difícil resistir à todas as tentações das festas de final de ano?
Se você já sabe que vai ter que enfrentar uma maratona de reuniões comemorativas, leia algumas dicas que podem fazer uma grande diferença no dia seguinte e manter os números na balança.



Dicas para o Natal

Por Zoe Harcombe. 

Texto traduzido por Regiany Floriano, o original está aqui.


Decidir o fim mentalmente

O ponto de partida para qualquer período festivo (ou feriado) é fazer uma escolha consciente antes das celebrações de Natal (ou o cruzeiro anual) - será uma oportunidade para exercitar seu poder de moderação/controle e evitar o ganho de peso ou você vai se contentar em relaxar a alimentação saudável por um tempo e lidar com as consequências depois?

Ambas as opções são perfeitamente válidas - basta fazer a sua a escolha consciente. Se você escolher a opção ganho/dor, então, pelo menos, aproveite o tempo enquanto você joga a cautela ao vento. O pior cenário é comer as coisas erradas - você não gosta de comer as coisas erradas - se sente culpado por ter feito isso - mas depois vai ter que fazer uma dieta estrita, em janeiro. Se você está planejando ‘curtir o momento’, então, pelo menos, "desfrute do crime”!


Top Dicas de Natal para minimizar o ganho de peso

Se você fizer a escolha que você vai relaxar um pouco, então utilize alguns das orientações da Dieta Harcombe para minimizar os danos. Por danos, entenda que é a forma como você vai se sentir - e não apenas o que a balança dirá em janeiro. Você não quer sentir-se inchado, lento e tonto durante as férias - por isso lembre-se estas três melhores dicas:


1) Não desperdice a sua jogada.

Nunca coma algo só porque está lá ou porque já que você comeu outra ‘gordice’ naquele dia, então por que não comer um pouco mais? Cada vez que você trapacear, deve valer a pena - deve ser algo que você realmente goste. Você nunca deve jogar contra a ponto de se sentir inchado e desconfortável. A trapaça deve ser uma escolha consciente e ela deve ser perdoável. Se foi sem querer, insensata e/ou se isso te fizer sentir culpado - não é divertido, por isso não faça!


2) Não se contente com nada menos do que o que você realmente quer.

Se você quer o pudim de Natal e brandy butter (uma espécie de licor amanteigado) – então coma e beba. Não coma só o empadão pensando que ficará satisfeito. Você vai querer o pudim de Natal e o brandy butter, além do empadão. Faça uma escolha consciente do que você quer, coma lentamente, saboreie cada bocado e faça valer a pena.


3) Não trapaceie com muita frequência ou cedo demais em cada dia.

A coisa mais importante que você precisa fazer para evitar os desejos por comida, é não re-despertar a completa dependência alimentar. Esta é a pior coisa que pode acontecer se você escolher a maneira mais relaxada para se alimentar durante a época festiva. E isso pode acontecer assustadoramente depressa.

Para se certificar de que isso não aconteça com você - não "jogue contra" todos os dias e não comece a trapacear cedo demais durante o dia. Dado que a trapaça vai envolver carboidratos, e provavelmente os queridos refinados, você provavelmente compensará com uma montanha russa do nível de glicose no sangue. Você pode comer um croissant no café da manhã e sair da faixa normal de glicose no sangue, liberar insulina, mergulhar abaixo da faixa normal de glicose no sangue, querer algo mais doce, comer alguns chocolates e assim o ciclo continua. Isto te fará desejar coisas doces a cada duas horas, durante todo o dia e você vai acabar caindo em um sono induzido pelo carboidrato - realmente não vai se sentir como se tivesse sido divertido. Você pode acabar acordando no dia seguinte com uma ‘carb ressaca' e começar a montanha-russa de novo.

Não jogar contra todos os dias - você também se certifica de que você não vai entrar em um ciclo vicioso de querer as mesmas substâncias açucaradas / farinhentas periodicamente - aumentando o risco de você se tornar intolerante/viciado nisto novamente, mesmo em um curto período de tempo.


Top Dicas de Natal para evitar o ganho de peso


Se você não quiser ganhar peso durante o período de Natal, tome a decisão agora e cumpra-a. Aqui estão algumas dicas para se manter nos trilhos entre agora e 2016:

1) Veja o Natal como alguns eventos separados - não um longo período festivo.

É provável que haja uma festa de Natal no trabalho - que irá incluir bebidas e pode ou não incluir comidas. A maioria dos locais de trabalho tem um almoço de Natal.  Pode acontecer também o jantar de Natal - geralmente com a família. Dependendo do tipo de trabalho, muitas pessoas terão apenas um evento - consultores e autônomos podem ser convidados para mais de uma ocasião.

Trate cada evento como uma situação isolada. Não veja o tempo desde a primeira festa até Ano Novo como um longo período em que não é possível visualizar o que você come. É como se houvesse um botão de interruptor de mentalidade que liga e desliga o: "Eu tenho um longo período em que eu não posso controlar minha alimentação" para "Eu tenho um longo período quando eu posso controlar minha alimentação, com apenas alguns eventos quando eu vou ter que fazer o melhor que posso". É uma distinção muito importante a fazer.

A decisão realmente importante é voltar aos trilhos entre o Natal e o Ano Novo - você pode até mesmo fazer um dia de alimentação mais restrita para ficar bem em sua roupa de Ano Novo.


2) Esteja em alerta máximo contra os impulsos.

Você sabia que 7 de 10 compras de confeitos (doces, balas, biscoitos, etc.) são feitas por impulso? Você não tinha a intenção de sair do posto de gasolina com uma barra de chocolate, mas de alguma forma você fez?! É por isso que 'as porcarias’ são colocadas nos caixas e as prateleiras nas lojas de conveniência estão dispostas ao lado da fila para pagar. Tudo é projetado para fazer você comprar coisas que você não tinha a intenção de comprar.

Esta manipulação do impulso continua durante todo o ano. O desafio extra no Natal é que ele aumenta a um nível onipresente. Você já percebeu o quão cedo os supermercados começam a expor as "porcarias de Natal"? Pudins, bolos, biscoitos, tortas, chocolates - todos estes apelos irresistíveis que nós não poderíamos deixar nas prateleiras. A pirâmide de 'must have' (tem que ter) cumprimenta-o na entrada da loja e em cada vez que você entra em um novo corredor, as “gordices” estão nas pontas de gôndola (os fabricantes de alimentos falsos pagam caro para ter essas posições) ou elas estão em cestas promocionais, que você quase tropeça nos corredores.

Esteja hiper consciente do risco adicional de comer por impulso em dezembro e não se apaixone por ele. Antecipe-o. Saiba que ele vai estar lá. Entre no posto de gasolina decidido que você não vai sair de lá com lixo. Não importa quanto tempo você vai ficar na fila da padaria - não toque nas tortas, que estão expostas a todos os tipos de germes desde que foram colocadas ali. Que nojo!


3) Não coma sem perceber.

Certifique-se de que as "porcarias" nunca estejam ao seu alcance por qualquer momento durante o período festivo. Festas em casa geralmente acabam sendo na cozinha e há nozes, batatas fritas, cubos de queijo, etc. sobre a mesa. Certifique-se de que quaisquer petiscos estejam bem longe. Você ficaria chocado com o quanto você poderia comer sem perceber enquanto conversa com outros convidados. Com relação às bebidas, as mulheres devem segurar a sua bolsinha em uma mão e na outra a sua bebida - sem deixar as mãos livres para pegar os canapés, e os rapazes devem ficar com a mão no bolso.

O outro risco assassino para comer estupidamente é o tempo vendo TV. A maioria das famílias têm coisas de Natal na mesinha de centro - mais castanhas / batatas fritas / chocolates. Não fique perto de qualquer um destes. Uma maneira extra para resistir à tentação, é ter um copo de água na mão. Você vai descobrir que vai tomá-la sem pensar, ao invés de mastigar negligentemente, e você vai estar maravilhosamente hidratado até o final de seu programa favorito. A regra pode ser mais ampla - nunca coma na frente de uma tela - não é só da TV, mas do PC, do celular, do iPad - tudo irá fazer você comer sem pensar. Não faça isso!

Eu realmente espero que pelo menos uma dessas dicas funcione para você e lhe dê uma boa ideia para lidar com a quantidade de lixo que todos nós estamos prestes a encontrar. Faça a escolha agora para ganhar ou manter e se sentir bem sobre o que você decidir fazer.

Feliz Natal para todos vocês e esperamos vê-los novamente no Ano Novo!




Sugestões de livros e programas sobre a Dieta Paleo - Low Carb? Veja aqui


Receba as novidades do Menos Rótulos por e-mail:
   

 Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram
 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.