3 razões pelas quais estamos mais gordos do que há 30 anos atrás


Mas devemos levar em consideração outros fatores, presentes nos dias atuais, que podem estar alterando o metabolismo dos nossos organismos e, consequentemente, nosso peso.




3 razões pelas quais nós estamos mais gordos do que há 30 anos atrás (e não é alimentação ou exercícios) 

Texto traduzido por Regiany Floriano. O original está aqui.

Por Andrea Donsky   15 Dezembro, 2015

Trinta anos atrás realmente foram os bons e velhos tempos quando se tratava de comer, praticar exercícios e perda de peso. Por quê? Os autores de um novo estudo sugerem que é mais difícil para os adultos de hoje manter o mesmo peso que os seus homólogos de duas a três décadas atrás, mesmo que a alimentação e exercício físico sejam equivalentes.

Em outras palavras, alguém com trinta e poucos anos de hoje, que come 2.000 calorias por dia e se exercita duas horas por semana, provavelmente será cerca de 10 por cento mais pesado que alguém com trinta e poucos anos que vivia na década de 1980 e que seguiu os mesmos hábitos de vida. Como pode ser?

Foi uma surpresa para a equipe da Universidade de York em Toronto, que se propôs a identificar se a relação entre o número de calorias consumidas, quantidade de exercício físico e a ingestão de macronutrientes (proteínas, gorduras, hidratos de carbono) com a obesidade, mudou ao longo do tempo. Para conseguir este objetivo, eles avaliaram dados alimentares de 36.400 americanos entre 1971 e 2008 e dados de exercícios físicos de 14,419 indivíduos, entre 1988 e 2006.

O que eles descobriram é que, quando todos os três fatores foram iguais, um indivíduo em 2006 teria um índice de massa corporal cerca de 2,3 pontos maior (ou cerca de 10 por cento mais elevado) do que uma pessoa em 1988. Isto definitivamente não é uma grande notícia para as pessoas de hoje, especialmente aqueles que estão lutando para manter um peso saudável.

De acordo com um dos autores do estudo, a Professora Jennifer Kuk da Faculdade de Cinesiologia e Ciência da Saúde, seus resultados "sugerem que, se você tem 40 anos de idade agora, você deve ter comido menos e se exercitado mais do que se estivesse com 40 anos de idade, em 1971, para evitar o ganhar peso. No entanto, a comida e o exercício não são os únicos personagens nesta cena”. Ela continuou dizendo que "também indica que pode haver outras mudanças específicas que contribuem para o aumento da obesidade, além de apenas dieta e exercício".

A questão é, quais são as outras mudanças que estão contribuindo para este aumento da obesidade? Professora Kuk e seus colegas não chegaram a qualquer conclusão neste estudo, mas eles não citar alguns possíveis candidatos:

1 . Exposição a substâncias químicas.

Agrotóxicos e algumas substâncias químicas presentes em plásticos (por exemplo, BPA, ftalatos), alimentos e embalagens de alimentos, e produtos de beleza e de saúde, móveis e outros produtos de uso diário podem contribuir para o ganho de peso. Isso está associado principalmente com a sua capacidade de interromper a função hormonal e equilíbrio.

2 . Microbioma intestinal alterado.

A população de microrganismos no intestino, ou o microbioma, pode não ser o que costumava ser na década de 1980. Uma vez que é sabido que certas bactérias que vivem no intestino têm um impacto sobre o ganho de peso e aobesidade, uma mudança nessa população poderia ser um fator contribuinte. Kuk e seus colegas sugeriram que há dois hábitos alimentares que podem estar por trás do ambiente intestinal alterado. Um deles é o fato de que os americanos estão consumindo mais carne hoje do que há duas ou três décadas atrás – e a maioria dos produtos de origem animal abrigam antibióticos, esteroides e hormônios. Outra razão é a popularidade de adoçantes artificiais, que podem fazer você engordar. E ainda há uma terceira razão que é o caso de amor com o consumo de alimentos processados, refinados, que mostraram ter um impacto negativo sobre as bactérias benéficas no intestino.

3 . A prescrição do uso de antidepressivos

Um relatório de 2011 do Centro de Controle de Doenças e Centro Nacional de Estatísticas de Saúde declarou que a taxa de uso de antidepressivos nos Estados Unidos aumentou quase 400 por cento desde 1988. Ele apontou que cerca de 11 por cento dos americanos com idades entre 12 anos ou mais tomam esses medicamentos , incluindo indivíduos que não se consultaram com um profissional de saúde mental no ano passado. Um dos antidepressivos mais prescritos, o inibidor da recaptação da serotonina (ISRS), o fármaco Prozac, chegou ao mercado em 1988. Este ISRS, juntamente com os outros (por exemplo, Celexa, Lexapro, Paxil, Zoloft), bem como outros antidepressivos têm sido associados com um efeito colateral altamente indesejável: o ganho de peso. 

Especialistas relatam que até 25 por cento das pessoas que tomam antidepressivos podem esperar embalar um peso extra de 10 libras (4,5kg) ou mais.


O QUE VOCÊ PODE FAZER:

A conclusão não tão positiva de tudo isso?

Kuk afirmou que, se as suas conclusões estiverem corretas, "você precisa comer menos e se exercitar ainda mais" se você quiser pesar o mesmo que seus pais pesavam quando tinham a sua idade.
Ao mesmo tempo, estes resultados são um incentivo para enfrentar os três candidatos para o aumento da obesidade, que são:

- Faça o máximo possível para evitar produtos químicos prejudiciais, especialmente aqueles que podem perturbar o equilíbrio hormonal, incluindo BPH, ftalatos, chumbo, mercúrio e pesticidas organofosforados.

- Sustentar um ambiente de intestinal saudável, o que inclui probióticos e seguir um estilo de alimentação natural, com alimentos integrais.

- Se você está tomando ISRS ou outros medicamentos associados ao ganho de peso, que incluem os corticosteroides, medicamentos para diabetes, estabilizadores de humor (por exemplo, Leponex, lítio, Seroquel, Risperdal), ou beta bloqueadores (por exemplo, Inderal, Lopressor, Tenormin), fale com o seu médico para ver se existem alternativas. Mesmo que não haja opções de medicamentos para você, pelo menos você vai saber que o seu uso pode estar contribuindo para o ganho de peso, e você pode tomar medidas para mudar isso.

Fontes:
Brown RE et al. Secular differences in the association between caloric intake, macronutrient intake, and physical activity with obesity. Obesity Research& Clinical Practice 2015 Oct. Online


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