GHEE, O líquido dourado



Manteiga clarificada, ou também chamada de Manteiga de garrafa aqui no Brasil ou Ghee na culinária indiana, é simplesmente a manteiga sem as proteínas do leite, açúcar e a água. É perfeita para as pessoas que querem ficar 100% Paleo ou pra quem tem problemas com a lactose ou a caseína dos derivados do leite.


Uma vantagem da manteiga clarificada é que você pode aquecê-la a uma temperatura muito mais elevada, porque é uma gordura altamente saturada e você não corre o risco de queimar qualquer um dos sólidos de leite. É ideal para saltear, assar, fritar ou qualquer outro método de cozimento que requer altas temperaturas. Ela tem um delicioso sabor de noz que vai agradar qualquer amante da manteiga por aí e vai bem com praticamente qualquer coisa. 

Você pode comprar manteiga já clarificada em uma loja de comida indiana da sua cidade ou online de sites que vendem alimentos indianos puros, mas também é muito fácil de fazer em casa. 

É muito importante que você escolha uma manteiga sem sal de alta qualidade, proveniente de vacas alimentados a pasto. A qualidade, cor e nutrição do produto final será muito maior com essa manteiga. Quando as vacas comem a grama verde que cresce rapidamente, a manteiga muitas vezes, 
têm uma tonalidade laranja, refletindo a alta quantidade de carotenos na mesma. 




15 incríveis benefícios da Ghee

A ciência moderna atesta agora o que a ciência de saúde Ayurvédica tem dito há milhares de anos: Ghee tem uma série de benefícios para a saúde e para a culinária e é boa para a mente e o espírito.


Ótima para cozinhar e dar gosto

1. Ghee tem um alto ponto de fumaça (250 ° C).
Você pode cozinhar e fritar com ghee e não vai lberar radicais livres como muitos outros óleos.

2. Ghee não estraga facilmente, então não precisa de refrigeração.
Alguns preparos de ghee podem durar até 100 anos.

3. Sabor amanteigado sem causar alergias lácteas.
Ghee é feito de manteiga, mas os sólidos do leite e impurezas foram removidas de modo que a maioria das pessoas que são intolerantes à lactose ou caseína, não terão nenhum problema em consumir ghee.


Alta Nutrição:

4. Ghee é rico em vitaminas A e E solúveis em óleo.

5. Ghee é rica em K2 e CLA (Ácido Linoléico Conjugado) - um antioxidante com propriedades anti-virais se ele é proveniente de vacas alimentados com capim.


Energia e Controle de Peso

6. Ghee é nutricionalmente rica como o óleo de coco
Ghee é rica em ácidos graxos de cadeia média que são absorvidos diretamente pelo fígado (como os carboidratos) e são queimadas como energia. Os atletas podem usar a ghee como uma fonte de energia consistente.

7. Perda de peso
A energia a partir destes ácidos graxos de cadeia média pode ser utilizada para queimar outras gorduras no sistema e para perder peso.


Digestão e Fortalecimento imunológico

Ghee (ao contrário de outros óleos) é rica em ácido butírico, um ácido graxo de cadeia curta. As bactérias intestinais benéficas convertem as fibras em ácido butírico e, em seguida usam isso como energia e suporte da parede intestinal. Um corpo saudável, portanto, produz a sua própria forma de "ghee", mas você pode ajudar muito, apenas consumindo-a.

8. Aparelho Digestivo Saudável
Pesquisas mostram que as pessoas com aparelhos digestivos pouco saudáveis não produzem ácido butírico.

9. Sistema Imunológico Saudável
As pesquisas mostram que a produção de ácido butírico adequada favorece a produção de células T assassinas no intestino e, assim, fortalece o sistema imune.

 10. Efeitos anti-inflamatórios e anti-Câncer
Os pesquisadores estão usando suplementos orais de butirato e enemas de butirato no tratamento de doenças inflamatórias do intestino tais como a doença de Crohn e colite ulcerativa.
Médicos ayurvédicos vêm usando enemas de ghee durante séculos para diminuir a inflamação.

11. Apetite
Ghee estimula a secreção de ácido gástrico, auxiliando assim no processo digestivo. Uma digestão melhor equivale a uma melhor saúde e perda de peso.


Mente e Espírito

12. Moléculas de Emoção
A pesquisa moderna está agora revelando que as emoções negativas têm uma natureza química. Isto é o que as culturas antigas sempre afirmaram, que a mente e o corpo são um só. Estes produtos químicos são atraídos e armazenados na gordura.
A Ghee pode ser usada para substituir as gorduras. Além disso, se usada adequadamente para uma limpeza, pode atrair e retirar estas toxinas emocionais para que eles possam ser removidas do corpo.

13. Alimentação positiva
Dentro da Ayurveda, a ghee é considerada um dos alimentos mais sátvicos. Alimentos sátvicos promovem a positividade, o crescimento e a expansão da consciência.

14. Vaca sagrada
Dizem que os sutis efeitos positivos da ghee vêm do fato de que se trata livremente de vacas. Vacas são animais especiais ou sagrados, porque elas recebem e armazenam milhares de energias espirituais a partir do ambiente. O leite das vacas contém, por conseguinte, a essência de todas as energias e a manteiga é a essência do leite.

Energético a base de plantas

15. Fritar Especiarias em Ghee
Muitas das propriedades medicinais das ervas e especiarias podem ser absorvidas e transportadas para áreas específicas do corpo com a ghee.
É por isso que a Ayurveda usa a ghee em milhares de diferentes preparações de plantas medicinais.
Você pode fazer a mesma coisa fritando suas especiarias culinárias em ghee antes de acrescentar aos seus pratos.

Outras Dicas: 
A Ghee é feita do mesmo jeito que a manteiga clarificada mas é aquecida por mais tempo. 

As duas coisas que irão degradar a ghee são a água e a luz solar.

Guarde sempre a sua ghee em um recipiente com uma boa vedação no escuro.
É por isso que é melhor não armazenar ghee na geladeira, se você estiver usando-o muitas vezes. Ao abri-la, o contato com o ar quente, irá condensar a água na ghee e causar oxidação.
Ghee vai durar 2-3 meses, se você a armazenar em um recipiente hermético.
Quando mantidos em um frigorífico, sem abertura, ghee pode durar até um ano.


FAZENDO A GHEE EM CASA:
Existem basicamente dois métodos usados para fazer a manteiga clarificada, o método de fusão lenta e o método de ebulição mais curto. Ambos produzem resultados semelhantes.

Itens necessários

-500g ou mais de manteiga;
-Uma panela com fundo grosso ou caçarola;
-Uma colher grande de madeira ou aço inoxidável;
-Uma escumadeira para ajudar a remover a espuma que se forma na parte superior;
-Peneira de malha fina;
-Pedaços de pano de queijo ou toalha de papel;
-Um frasco de vidro para armazenar a manteiga clarificada depois de pronta.

      Clarificar a manteiga derretendo lentamente

Fotos de Larry Jacobson
Coloque a manteiga em uma panela ou caçarola e, lentamente, derreta-a em fogo baixo. Não mexa durante o processo de fusão e não se preocupe em queimar os sólidos do leite desde que a temperatura esteja muito baixa. Quando toda derretida, utilize uma colher ou escumadeira para remover a espuma que se formou na parte superior. Forre uma peneira de malha fina com camadas de pano de queijo ou com uma toalha de papel sobre uma jarra ou tigela e despeje a manteiga derretida. Uma vez derramada, deixe descansar por alguns minutos para que a água e a gordura se separem. Em seguida, remova com uma colher a manteiga em seu frasco de vidro final tendo o cuidado para não levar junto a água que está agora no fundo da tigela.

2Clarificar manteiga por fervura
Derreta a manteiga em fogo médio-alto, enquanto isto vá mexendo ocasionalmente para garantir que os sólidos de leite não queimem. Remova a espuma que fica por cima durante o processo com uma colher ou uma escumadeira. A manteiga vai ferver e agora você pode deixar ferver por aproximadamente 15 minutos, agitando de vez em quando. Quando perceber que a água tenha evaporado toda, a manteiga vai parar de ferver e isso indica que a manteiga clarificada está pronta. Forre uma peneira de malha fina com um pano de queijo ou toalha de papel sobre o seu frasco de vidro e despeje a manteiga clarificada.






Ghee aromatizada
Durante o processo para clarificar a manteiga, você pode adicionar todos os tipos de ervas e especiarias para infundir o seu aroma e dar à ghee  uma cor e um sabor delicioso, que vai deixar a comida que você preparar uma ainda mais especial. 
Ao fazer a ghee com sabor, é melhor clarificar a manteiga com o método de fervura, para que as ervas ou especiarias possam infundir todo o seu sabor. Adicione sua combinação favorita de ervas e especiarias direto sobre a manteiga derretida e deixe lá até o fim do processo.

Aqui estão alguns exemplos de ghee aromatizada (as quantidades são para meio quilo de manteiga):
Ghee de alho: 6-7 dentes de alho esmagados ou picados.
ghee de cardamomo: 6-7 vagens de cardamomo esmagadas.
ghee de hortelã  e pimenta Jalapeña: 1/2 xícara de folhas de hortelã e uma grande jalapeña picada.
ghee  de alecrim e tomilho: 6 raminhos de cada um de alecrim e tomilho.
ghee de gengibre: 2 colheres de sopa de gengibre fresco picados.
  


Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram