COMER GORDURA para QUEIMAR GORDURA

Mais um artigo explicando que seguir uma alimentação com restrição de gordura, com grande quantidade de carboidratos (principalmente os grãos integrais saudáveis) não funcionou e ainda causa outros problemas.
Há mais de 20 anos, Zana Morris sabe que a Gordura não te faz engordar, pelo contrário, reduz a fome, acaba com as compulsões (desejos) e faz bem para o corpo.

Mas é preciso um pouco de leitura a respeito, 
mais uma dose de disciplina e comprometimento pra fazer direito!




A dieta Coma Gordura que vai fazer você emagrecer!
Quer saber o segredo para ficar esbelta?

Bem, de acordo com irlandesa Zana Morris, tem a ver com aproveitar a gordura em cada oportunidade.


(Artigo publicado no independent.ie em 28/01/2015 e traduzido por Regiany Floriano. O original está aqui.)

 Por Deirdre Reynolds
Zana Morris
Comer gordura e emagrecer? Essa é a ideia por trás de uma nova dieta revolucionária criada por uma mulher irlandesa que agora está tomando o mundo da saúde como uma tempestade em janeiro deste ano.

Mas Zana já foi inundada com tweets de pessoas que perderam até 6,5 kg no plano com alto teor de gordura, baixa proteína.

"Tem sido um turbilhão", diz Zana, que é de Dundalk, mas vive em Londres. "Nós estamos esperando uma perda de peso cerca de 4,5 kg [se você seguir o plano], mas na verdade estamos recebendo as pessoas perdendo muito mais”.

"Tenho recebido os tweets constantemente nos últimos dias dizendo: 'Eu perdi 5kg ou 'eu perdi 6kg'.
"Os resultados têm sido surpreendentes, que é a prova de que as pessoas estão realmente fazendo corretamente, porque essa sempre foi a minha maior preocupação."

Zana, que dirige a Biblioteca de Ginástica em Notting Hill, em Londres, tropeçou primeiro na ideia de comer gordura em uma tentativa de perder peso há quase 20 anos, e tem se feito assim para manter seu corpo desde então.

"Inicialmente, eu fui vegetariana, seguindo as orientações de baixo teor de gordura da vida", diz a personal trainer e nutricionista. "Então, quando eu descobri o plano de alta gordura nos meus vinte e poucos anos, ele me surpreendeu, não apenas na perda de massa gorda, mas também na forma como ele interrompeu meus desejos."

"Em todas as outras dietas que eu fiz, você precisava de força de vontade, enquanto que com esta, você não tem desejos, sua energia é muito boa e você se sente completa, satisfeita, que é uma espécie de por que eu me apaixonei por ela."

Na sequência da dieta Atkins low-carb, a versão mais recente do alto teor de gordura, depende de porções de gordura e proteína cuidadosamente calculadas em cada refeição, para forçar o corpo a queimar sua própria gordura.

Aderindo a do livro '4 - Day Pretox' and '10 - Day Blitz' ('4 - Dia Pretox' e '10 - Dia Blitz '), Zana revela como a gordura deve derreter: “Uma vez que você está seguindo o plano corretamente, literalmente quanto mais gordura que você come, mais o seu metabolismo queima e mais gordura você queima - é como derramar óleo sobre uma chama”.

“Basicamente, é um plano de alto teor de gordura, de baixa-média proteína que é muito baixo em hidratos de carbono, basicamente carne vermelha, peixe, ovos, queijo e manteiga”.

"Não é um milhão de milhas de distância da Atkins ou Paleo”. O problema com Atkins é que simplesmente [criador Robert Atkins] não quantifica a quantidade de proteína em relação à gordura [a comer], e se você aumenta o lado de proteína, na minha experiência, você simplesmente não obtém os mesmos resultados.

"A dieta rica em gordura funciona em dois níveis: o primeiro está se estabilizando a insulina", diz Zana, que escreveu The High Fat Diet (A dieta rica em gordura) com a premiada jornalista de saúde britânica Helen Foster. "Qualquer gordura abdominal tende a ser relacionada com o corpo liberar um pouco demais de insulina - estabilize-a, e a gordura abdominal diminui muito rápido. A gordura é a única dos grupos de alimentos que não causa pico de insulina.

"Em segundo lugar, o corpo normalmente queima açúcar como combustível. Neste plano, você não está recebendo o açúcar, por isso tem que mudar para a queima de gordura. Uma vez que ele faça isso, ele pode levar as suas próprias reservas de gordura muito rapidamente."

Em um mundo de baixo teor de gordura disto e baixo teor de gordura daquilo,  Zana admite que colocar a "gordura" de volta para combater a gordura não tem sido fácil.

"Nos primeiros dias, honestamente, as pessoas ficam realmente bastante horrorizadas quando eu sugiro colocá-las num plano com alto teor de gordura", confessa ela, e que pode ser adaptado para vegetarianos, mas não é adequado para vegans. “E você tem que levá-los pelas mãos nos primeiros dois ou três dias”.

“Como muitas pessoas, eu cresci com pouca gordura em tudo - a gordura era o inimigo número um e você tinha que evitar como uma peste”.

"Se você pensar sobre isso, logicamente não faz qualquer sentido eliminar um grande grupo de alimentos completamente. Em termos evolutivos, você não teria conseguido passado se você não comesse gordura.”

"Já em 1950, Universidade de Middlesex fez um estudo mostrando que uma dieta muito rica em gordura trabalhou mais rápido do que o jejum para perda de gordura", diz Zana.
"[Essa mensagem] foi ligeiramente esmagada no final de 1970.”

"Hoje em dia, mais e mais pesquisas estão sendo feitas sobre o porque disso e as pessoas estão percebendo que havia verdade nela.

"Eu certamente acho que a orientação de reduzir a gordura não deu certo. Da minha experiência com os clientes, cortar gorduras leva as pessoas a comer mais e não menos."

Apesar da manteiga, creme de leite e carnes serem todos permitidos no plano Fat-tastic (gordura-fantastica), mesmo um chiclete sem açúcar pode inviabilizar adverte Zana.

“Quando falamos de alto teor de gordura, como uma dieta, você tem que prestar atenção que as pessoas não estão apenas adicionando gordura em tudo”.

"É um plano de alto teor de gordura, mas também é um plano de low-carb (baixo carboidrato) - não é apenas comer gordura e pronto. Os carboidratos e açúcares tem que sair para o plano funcionar -. Eu não posso enfatizar isto o bastante .

"Mesmo goma de mascar sem açúcar pode retardar esse plano."

"Seria melhor você fazer 100% deste plano por menos tempo do que 80%por mais tempo”, ela aconselha. "Se você pensa que vai enganar, apenas faça por cinco dias completamente. E quando você sair, a chave é sair corretamente – Não se apegue ao creme em seu café".

Apesar de ser rigorosa, Zana está confiante que seu país de origem vai abraçar a dieta cheia de gordura, assim como ela fez.

"Eu dei a primeira cópia do livro para minha mãe e ela adorou", ela ri. “Vai ser estranho vê-lo nas prateleiras quando eu visitar a casa no próximo mês”.

"Eu acho que vai muito bem na Irlanda porque a dieta tradicional é baseada em muito peixe e carne.
"Não há nenhum ponto pedindo a ninguém para desistir de algo completamente", acrescenta Zana. 

"Em última análise, trata-se de deixar cair os níveis de gordura e aliviar a dependência dos carboidratos. E só vai voltar ao básico”.


O QUE você não pode comer

-Hambúrgueres de carne bovina (a menos que carne pura 100% sem trigo acrescentado);
-Carnes de estilo sanduíche processadas, salsichas, carnes enlatadas;
-Produtos de peixe Empanados ou produtos de peixe em conserva com qualquer tipo de molho;
-Feijões e leguminosas;
-Queijo, creme de leite, leite e produtos lácteos com baixo teor de gordura, como sorvete ou qualquer alternativa não láctea;
-Vegetais de raiz, incluindo: aipo, nabo e batata, e legumes que pode caramelizar como a cebola ou chalotas;
-Todas as nozes e sementes não mencionadas na outra lista: castanha do Brasil, castanha de caju, sementes de girassol, e assim por diante;
-Todas as frutas, exceto abacate
-Bebidas: álcool, bebidas gasosas (incluindo versões diet), sucos de frutas ou vegetais, chá com leite, café leitosos.
-Coco fresco, margarina, margarina light, óleos vegetais, manteiga de noz;


O QUE VOCÊ PODE COMER

-Carne: carne picada (gordura 10% ou mais), costelas (sem molho), bife, principalmente de costela ou do lombo;
-Carne de porco: incluindo bacon, particularmente de bacon (sem adição de açúcar e, idealmente, livre de nitratos), Gammon e costeletas de porco;
-Carne de Aves: Coxinhas de frango (com a pele), coxas de frango, asas de frango, pato;
-Peixes oleosos: incluindo salmão fresco, atum fresco, em conserva de atum em óleo de e truta;
-Ovos: de galinha, pato ou as codorna;
-Qualquer queijo gordo como Brie, Camembert e halloumi, ou queijo creme integral (cream cheese) como Philadélfia;
-Vegetais de folhas verdes: incluindo alface, brócolis, couve lombarda e espinafre;
-Nozes e sementes: nozes de macadâmia, nozes, sementes de abóbora e nozes;
-Bebidas: chá preto / café, chá / café com creme de leite, manteiga ou óleo de coco, chás de ervas, ou ainda água com gás;
-Manteiga, creme, o óleo de coco, óleos de nozes, óleo de oliva.



The High Fat Diet: How to Lose up to 10lbs in 14 Days 
escrito por Zana Morris e Helen Foster.


Irish Independent






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