Salada ou Antepasto de Berinjela




Uma receita super versátil, pois pode ser servida como salada, antepasto ou acompanhamento (quente). Já vi receitas parecidas, mas a minha é assim.

Quem provou, aprovou!





Para um refratário grande, uso 2 a 3 berinjelas medias cortadas em cubos pequenos, 1 pimentão de cada cor e uma a três cebolas picadas, mas já fiz só com berinjelas e cebolas e ficou muito boa também!

O que vai dar o toque é o tempero:
num copo coloco um dedo de Aceto Balsâmico (ao invés de vinagre), 1 a 2 dedos de azeite de oliva (do bom!), um pouco de sal, ervas finas (com um toque de alecrim), gengibre ralado (ao invés de alho) e se quiser, pode picar bem miudinho um naco de pimenta dedo de moça, mas aí fica a gosto do freguês.



Sobre os legumes no refratário despejo o tempero previamente misturado no copo, levo ao forno previamente aquecido na temperatura máxima, pois o importante é desidratar e não cozinhar os legumes. Depois de uns 8 a 10 minutos retiro o refratário do forno, remexo bem pra trazer o que está em baixo pra cima e vice versa e devolvo ao forno, por mais uns 5 minutos, quando vou fazer novamente esta remexida até reduzir a 1/3 do volume da salada crua. Leva uns 45 minutos...

Depois de pronta, ainda quente, se necessário rego com mais um pouco de azeite. Depois de fria, ela escurece um pouco.

Guardo na geladeira que com o passar dos dias, fica melhor ainda!

O que dá trabalho é picar tudo, mas o resultado vale a pena!

Curta MENOS RÓTULOS no Facebook.