Resuminho comparando Low Carb, Paleo e as recomendações do Dr Souto


Um resuminho da nossa dieta feito por Márcio Teixeira, um dos moderadores do blog do Dr Souto.
Temos pelo menos 3 tipos de dieta: LOW CARB, PALEO e DIETA SOUTO ;) .

 Elas são parecidas em muitas coisas, mas não idênticas. 

Elas correspondem mais ou menos a momentos no processo de recuperação de nossa saúde nutricional. 

Vejamos: na Low Carb tiramos os amidos, as farinhas, o açúcar, e tudo que tem alto impacto glicêmico. Soja, feijão, leite, amendoim não têm. Logo, são compatíveis com lowcarb. 

Na paleo estrita, radicalizamos: não é parecido com o que caçávamos e coletávamos antes de inventarmos a agricultura? Carnes, gorduras animais, gorduras vegetais obtidas "na unha" (oliva e coco), hortaliças e frutas, raízes, ovos). Se, por exemplo, comermos bastante mandioca e batata-doce, é paleo, mas não é lowcarb. 


A dieta Souto leva estes princípios em conta, mas é mais flexível e aberta ao conhecimento científico sólido (tanto quanto este possa ser) e de ponta. A regra básica é evitar a comida-lixo (muito processamento, processos industriais). 

Pode leite? Se não te faz mal (como saber? Testando e retestando). 
Pode derivados? Em geral toleramos, e tem muitos benefícios, então, pode. 
Pode leguminosas (amendoim, feijão, soja, etc)? Tem lecitinas que são antinutrientes (veneno, para simplificar). Podem ser preparados de forma a reduzir estes. Por exemplo, o feijão, ao que parece, pode ser preparado de um modo que quase zera os antinutrientes. 
Amendoim, não sei. Soja, se fermentada, parece que perde a restrição inicial. Parece, entende? 

Constipação? Tente retirar completamente as leguminosas e o leite e veja o que dá. Depois de 3 semanas, reintroduz um-a-um e vê onde surge o problema (supondo que ele sumiu). 

Enfim, pra quem está iniciando, me alonguei para te dizer que a abordagem não é simplória como as dietas da moda (pode isto? pode aquilo?). 
Tem pesquisa séria, tem testes que temos que fazer em nós mesmos, pois somos únicos. E aqui, é um lugar privilegiado, não só em língua portuguesa (conheço alguns outros sites e tem 2 ou 3 no nível deste, nada melhor) para avançar no autoconhecimento nutricional. 

Seja bem-vindo.  ;) Um abraço.

Sugestões de livros sobre a Dieta Paleo - Low Carb? Veja aqui


 Siga MENOS RÓTULOS no Facebook e Instagram


 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.