Você ganha peso quando está na TPM? Aqui está o motivo.



Tradução do texto "Do You Gain Weight When You PMS? Here’s Why", por Regiany Floriano. O original está aqui:


Você tem uma "calça de gorda" (eu sei que é um termo horrível) que você tem que vestir quando você está na TPM todos os meses? Você não está sozinha. Eu sou certamente uma co-sofredora. Como milhões de outras mulheres.

É um desafio encontrar a conexão entre o peso da água com o ciclo menstrual, se você fizer qualquer procura online. Eu venho procurando sem sucesso há meses, o que me deixou louca. Eu realmente queria saber, mas não conseguia encontrar, uma explicação científica por que eu ganho um entalhe completo no meu cinto, uma tamanho a mais na calça e uma polegada ao redor da minha cintura por vários dias no final de cada ciclo.

Também notei que eu ganho o mesmo inexplicável peso de líquidos sempre que estou "de namoro" com uma pessoa que eu realmente gosto (de namoro em aspas por que... bem, você vai descobrir isso). Eu sei que parece loucura - mas eu realmente não acho que é demais ligar estes dois pontos, também. O sexo regular aumenta os processos do corpo, como a lubrificação vaginal, a produtividade do hipotálamo, e produção de hormônios sexuais. Sexo acontece... algum tipo de produção hormonal sobe... e, ao que parece, Stefani ganha peso. Felizmente eu aprendi a amar o meu corpo o suficiente para que eu não desistisse do sexo, a fim de ser magra.
Progresso!
Enfim...


EXISTE UMA LIGAÇÃO REAL, CIENTÍFICA ENTRE O ESTROGÊNIO, PROGESTERONA E PESO DA ÁGUA?

Acontece que existe.
Os receptores para estrogênios e progesterona são encontrados em todos os tipos de tecidos - não apenas os reprodutivos - como o hipotálamo, o sistema cardiovascular e renal. Todos estes três órgãos estão intimamente envolvidos no processo de retenção de água.

Via esses receptores, o estrogênio e progesterona têm o efeito de:
- Regular a ingestão de líquidos
- Regular o apetite de sódio
- Regular os fluidos renais (rins)
- Regular a retenção de sódio

Em todos os corpos femininos, nos mais saudáveis os efeitos são mínimos, mas ainda presentes, ambos o estrogênio e a progesterona fazem essas coisas, mas de forma um tanto oposta.
O estrogênio induz a reabsorção de sódio nos tecidos, o que aumenta os níveis de sódio nos fluidos do corpo. O sódio elevado faz com que aumente o peso pela retenção de água, porque o corpo equilibra o sódio extra com água extra. Quanto mais sódio estiver flutuando no espaço intercelular, mais água o seu corpo vai enviar para aquele espaço.

O estrogênio facilita o trabalho de sódio como um desses dinossauros pequenos de espuma que você compra nas lojas de 1,99 que se expande 60x seu tamanho, uma vez que você o coloca na água.

Minha cintura é um brontossauro.

A progesterona, por outro lado, também causa retenção de sódio, mas não o guarda no mesmo espaço de livre flutuação como o estrogênio faz. Em vez disso, ela o armazena em determinados "compartimentos de líquido extracelular" e também trabalha para causar certas mudanças químicas aos capilares e outras coisas do tipo. Ela também tende a trabalhar mais sobre a regulamentação outros hormônios importantes neste processo, que quando reduzem fazem com que haja excreção extra de fluido ao invés da retenção. Assim, a progesterona é um pouco diurética. Isso é ciência 'PROGESTERONA NÃO FAZ VOCÊ RETER LÍQUIDO, ELA ELIMINA-O.

A progesterona é o canudo no nosso copo de água do dinossauro.

Simplificando - estrogênio faz você reter água, e progesterona faz com que você elimine.


O CICLO MENSTRUAL

Um breve comentário sobre a sequência do ciclo menstrual, a fim de compreender a forma como está relacionado com o aumento de peso pela retenção de água.
O dia um do ciclo menstrual é o primeiro dia de hemorragia. No dia 1, os níveis de estrogênio e progesterona estão no seu nível mais baixo. Nas próximas duas semanas, chamada de FASE FOLICULAR o corpo está em um estado bastante calmo e neutro. Os níveis de estrogênio e de progesterona aumentam no final da fase folicular, mas não sobem drasticamente para níveis elevados.
No final destas duas semanas vem a OVULAÇÃO, que dura cerca de 36 horas.

Após a ovulação vem a FASE LÚTEA, em que os níveis de estrogênio e progesterona gradualmente sobem para níveis muito elevados, em seguida, caem cerca de uma semana antes da menstruação.
Em seguida, o ciclo começa de novo.


Os níveis flutuantes de estrogênio e progesterona demonstram por que algumas mulheres não sentem o aumento de peso pela retenção de água relacionado com a TPM, ou por que algumas sentem no meio da fase lútea, outras sentem no final e por que algumas têm o tempo todo.

Como aumentam os níveis de estrogênio, a tendência para carregar água também aumenta. A progesterona é um contra-balanço, neste ponto, mas às vezes não é suficiente para equilibrar o peso da água, especialmente se você está na fase estrogênio dominante.

Os níveis de estrogênio, em seguida, começam a cair. Isso faz com que venha uma calma na tempestade - você pode sentir uma diminuição no peso da água.
No entanto, a razão pela qual não há mais tempestade vindo, é que os níveis de progesterona também estão caindo, o corpo de repente não tem a mesma força hormonal dizendo para excretar água (esta é a melhor teoria até agora, em minha opinião). O corpo se acostumou com os níveis mais elevados de progesterona, assim, quando os níveis de progesterona caem, o corpo perde um pouco do seu poder diurético e a água fica retida.

Lá pelo dia 1 ou perto do próximo ciclo menstrual os corpos da maioria das mulheres voltam ao equilíbrio em relação ao peso da água, por que estrogênio e progesterona estão baixos, e muito mais equilibrados do que nos tempos tumultuosos da fase lútea.


OUTROS EFEITOS CORPORAIS? MAIS IMPORTANTES?!

É interessante notar, por outro lado, que o impacto de estrogênio e progesterona nos fluidos corporais não se limitam ao tamanho da sua calça. Na verdade, são super importantes para a sua saúde !!!

Mulheres na pré-menopausa têm reconhecidamente menor incidência de doença cardiovascular do que os homens. Essas diferenças tendem a nivelar na pós-menopausa. Isso fez com que muitos pesquisadores teorizassem que o estrogênio e a progesterona desempenham um papel fundamental no apoio à saúde cardiovascular, como a hidratação adequada e equilíbrio de eletrólitos que são fundamentais para a manutenção da pressão arterial.

Você não quer ter o excesso de estrógeno e progesterona, como uma mulher - mas os níveis saudáveis ajudam a regular a pressão arterial e minimizar a ameaça de estresse cardiovascular. O truque é manter seus dinossauros robustamente saudáveis, mas não muito grandes, e ter um canudo saudável funcionando em seu copo de água em todos os momentos.


ENTÃO ... O QUE EU FAÇO?

As melhores maneiras de minimizar os efeitos da retenção de água em todo o seu ciclo menstrual são os seguintes:
- Esteja num peso saudável tanto quanto possível, o que irá reduzir a dominância de estrogênio;
- Superar a dominância de estrogênio via estas dicas;
- Escolha uma pílula anticoncepcional adequada para você, que mantenha seus hormônios em equilíbrio;
- Durma bem;
- Coma uma dieta tipo paleo!
- Coma menos carboidratos, reduza o amido, o que tende a te fazer inchar um pouco mais do que as frutas fazem. Saiba escolher os carboidratos - principalmente nas épocas do mês que você normalmente mais incha;
- Monitore o consumo de sal e mantenha baixo durante a TPM;
- Beba bastante líquidos;
- Ame o seu corpo não importando a cobertura extra! A vida é cheia de tantas coisas importantes e bonitas que merecem a sua atenção.



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 As informações contidas neste blog são relatos pessoais, ou artigos traduzidos com as devidas referências, não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer condição médica e não devem ser usadas como um substituto para o cuidado e orientação de um médico / nutricionista.